Os três pilares da viúva de Diogo Jota. E como se revezam para a amparar na dor e não a deixar cair
No meio do enorme sofrimento, Rute Cardoso conta com uma sólida base que luta a seu lado para a ajudar a reerguer-se. Amizades e família que garantem que nada lhe falta em momentos de tremenda dor.Rute Cardoso tem vivido, ao longo dos últimos dois meses, um sofrimento inimaginável. Foi apenas nove dias depois de, finalmente, se casar com o amor da sua vida, paixão da juventude, que receberia a notícia que mudaria tudo: Diogo Jota perdia a vida, ao lado do irmão, num brutal acidente de automóvel, deixando-a com três filhos pequenos e um mar de dúvidas pela frente.
Ainda sem saber como reerguer o seu futuro, Rute soube imediatamente o que tinha de fazer: deixar Liverpool, onde já nada a prendia e regressar a Gondomar, onde tem vários colos seguros, mais precisamente três: a mãe, a irmã e também a melhor amiga, dos tempos de escola, que apareceu nas fotografias ao seu lado no funeral, amparando-a no desespero.
Em Gondomar, Rute Cardoso nunca está sozinha. Encontra-se a viver com os três filhos em casa da irmã, de quem sempre foi muito próxima, e conta também com o apoio de uma das funcionárias que cuidava dos meninos em Inglaterra. Entre os familiares e amigos todos se revezam para que Rute se sinta amparada na fase mais difícil da sua vida e tenha a ajuda necessária, sobretudo para com as crianças, a quem quer passar alguma normalidade dentro do caos.
Além disso, tem também contado com o forte apoio de Rúben Neves, melhor amigo do marido, e que tem honrado a promessa de nada deixar que falte à família do futebolista. Apesar de morar atualmente na Arábia Saudita, onde joga no Al Hilal, sempre que vem a Portugal, o craque faz questão de estar ao lado tanto de Rute como da família do melhor amigo, nomeadamente dos pais.
Nesta fase, Rute ainda tenta iniciar o processo de luto, mas é também, na verdade, Diogo Jota que a está a agarrar à vida, com a viúva a sentir que tem a missão de manter viva a memória do marido, através dos muitos projetos ligados ao futebolista, nomeadamente em relação ao futebol virtual do qual era grande entusiasta. Assim, o FC Porto já a chamou para dar continuidade à equipa formada pelo craque e na Federação Portuguesa de Futebol foi também criada a Arena Diogo Jota, para desenvolver esta mesma aptidão.
UM MAR DE HOMENAGENS
O tempo passa, mas o nome de Jota e do irmão, André Silva, continuam bem vivos na memória de todos, sendo que nestes primeiros tempos é recorrente que Rute Cardoso e os familiares dos jogadores marquem presença numa série de homenagens, realizadas entre Portugal e Inglaterra.
E se no arranque da Premier League, o Wolverhampton e o Liverpool brindaram a família com bonitos tributos, esta semana ficou marcada pelas cerimónias em Portugal, com uma estátua a ser erguida a Diogo Jota, e também a Jorge Costa, ao mesmo tempo que era entregue à família a medalha do atleta pela conquista da Liga das Nações.
Mais uma vez, Rute Cardoso vestiu-se de branco para a homenagem, em que recebeu o carinho de todo o plantel da Seleção, que não deixou de se comover no momento emotivo e simbólico. De todo o grupo, Rúben Neves, melhor amigo de Jota, tem estado sempre próximo do clã, honrando a promessa que fez ao seu parceiro na equipa das Quinas de que nunca iria deixar que nada faltasse à sua família.