Pianista Maria João Pires sofre queda aparatosa na Letónia
A pianista de 77 anos tinha na agenda a atuação que iria encerrar um festival de música letão.
Maria João Pires necessitou de receber tratamento hospitalar depois de ter caído nas ruas de Riga na tarde que antecederia o concerto que estava agendado na Ópera Nacional da Letónia, na capital letã, para as 19 horas locais deste domingo e iria encerrar o Festival Riga-Jurmala, com obras de Beethoven e Debussy no 'menu.'
A notícia sobre o estado da pianista portuguesa de 77 anos foi dada pelo músico sueco Martin Engstroem e pelo fundador e CEO do festival, Zane Culkstena, segundo o 'Slipped Disc', referindo também que Maria João Pires foi, por isso, substituída pelo pianista japonês Mao Fujita, que havia tocado no dia anterior. No Facebook, a equipa da pianista agradeceu as mensagens que lhe foram endereçadas e afirmou que irá informar quando houver novidades sobre o seu estado.
A edição de 2021 do festival decorreu entre 16 de julho e 5 de setembro, com os espetáculos a dividirem-se entre três recintos nas duas cidades: para além da Ópera Nacional, também o Liela Gilde, em Riga, e o Dzintari Concert Hall, em Jurmala. O último concerto de Maria João Pires foi no Festival Armonie d’Arte, em Itália. Entretanto, fonte da equipa de Maria João Pires garante que a pianista está a recuperar e que dentro de algumas semanas pode voltar a atuar, precisa apenas de recuperar das mazelas de um ombro, a parte do corpo que sofreu mais com a queda.