Que é feito Éder, o herói do Euro2016 esquecido pela seleção?
Levou portugal ao rubro com o golo que deu o Campeonato da Europa em França. Dois anos depois voltou a cair no esquecimento.
Foi o herói de Portugal no Campeonato da Europa de 2016, em França, ao marcar o golo decisivo que deu o triunfo à seleção nacional.
Seguiram-se dias de agradecimento e homenagem, um pouco por todo o País, e Éder chegou a não ter tempo para responder a tanta solicitação para presenças em eventos públicos.
Mas agora quase 2 anos depois, a situação é bem diferente e Éder voltou a vestir a pele de "patinho feio" da equipa portuguesa. Tanto assim é que, apesar da boa época que realizou na Rússia (onde se vai disputar o Mundial) o avançado ficou de fora dos 23 convocados por Fernando Santos para o torneio.
Uma desilusão para o futebolista de 30 anos de idade, nascido na Guiné Bissau, que já tinha tido problemas de autoestima e confiança no passado, que o levaram a contratar a mental-coach Susana Torres.
ÉPOCA DIFÍCIL EM FRANÇA, GLÓRIA NA RÚSSIA
Após o Europeu em França, Éder teve vida difícil no clube frances Lille, onde os adeptos nunca perdoaram o golo que ditou a derrota do seu país no Campeonato da Europa.
Éder teve de mudar-se para a Rússia e aí voltou a ser feliz. Tornou-se herói do Lokomotiv, que garantiu o título russo 14 anos depois Tal como no Euro, o avançado saiu igualmente do banco para garantir o único golo da partida, aos 87'. Por esta altura já a sua mulher, a modelo belga Sanna Ladera, estava grávida. Éder e a jovem loira casaram em julho do ano passado no Algarve e ela engravidou pouco depois, devendo o bebé (é um rapaz) nascer nos próximos dias.
É com Sanna Ladera que Éder procura equilíbrio enquanto não voltam a abrir-se de novo as portas da selecção nacional. O jogador está de férias no sul da Europa e o seu futuro deve continuar a passar pelo Lokomotiv.