Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés, homenageado com nome de jardim de Lisboa, perto de onde cresceu
O eterno guitarrista da banda lisboeta foi um dos músicos a ser alvo de tributo da Junta de Freguesia dos Olivais, onde Zé Pedro cresceu.
Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés falecido em 2017, foi alvo de uma homenagem ao ser atribuído o seu nome a um jardim na freguesia dos Olivais, em Lisboa. A autarquia recordou que foi ali que o músico "viveu, juntou sonhos, fez amigos e deu os primeiros passos" na arte que o iria celebrizar.
A ideia teve origem numa petição pública, criada por um grupo de amigos residentes naquele local da capital portuguesa, com o intuito de eternizar o artista - que tinha 61 anos quando morreu devido a uma doença hepática prolongada - através da nomenclatura de uma rua, praceta ou jardim, conseguindo alcançar mais de dois milhares de assinaturas.
Assim, o jardim localizado na Rua General Silva Freire transformou-se no Jardim Zé Pedro. O membro fundador do conjunto de rock lisboeta não foi, contudo, o único a ser homenageado pela Junta de Freguesia dos Olivais: três ruas têm agora os nomes da cantora Madalena Iglésias, da fadista Celeste Rodrigues e do guitarreiro João Pedro Grácio.