
"Um dia perguntaram-me de que é que eu tinha mais saudades. Esperei um instante. Não pensei em pessoas, nem em lugares, nem em momentos passados. A resposta veio-me com uma certa melancolia: 'Daquilo que não fiz'", palavras escritas por Helena Sacadura Cabral e partilhadas há poucas horas na sua conta oficial de Instagram.
Continua a economista e escritora: "Porque há uma dor estranha, silenciosa, que habita no que não chegou a ser. No beijo que não se deu, na viagem que se adiou, na conversa que não se teve coragem de começar. É como se a vida nos deixasse sempre à beira de um caminho alternativo, feito de possibilidades que se apagaram, antes mesmo de existirem."
E termina: "É fácil lembrar o que vivemos. Há memórias, há fotografias, há provas. Mas o que não fizemos… isso vive apenas dentro de nós, numa zona onde o tempo não toca, mas onde a imaginação insiste em voltar. E nessas voltas criamos versões do que podia ter sido: se tivéssemos dito sim, se tivéssemos arriscado, se tivéssemos amado sem medo."
Percebe-se no final que trata de um trecho - certamente biográfico - do seu mais recente livro: "Mãos Pequenas, Coração Grande". Na caixa de comentários desta publicação destaca-se a mensagem da atriz Helena Isabel: "Como a compreendo, Helena."