
Muito dificilmente a liderança em fevereiro escapará à TVI. Depois do enorme 'flop' da novela 'Papel Principal', a SIC ainda resistiu alguns meses. Só que a aposta seguinte também não funcionou. A 'Quinta' revela uma enorme fragilidade, quer domingo à noite, quer nos formatos que se espalham pela grelha semanal. Só um milagre de multiplicação de espectadores da novela estreada esta segunda feira, 'Senhora do Mar', poderá manter viva a esperança da SIC.
Do outro lado, a TVI acertou no novo 'Big Brother', com Cláudio Ramos, afinou o 'day time', e Cristina Ferreira conseguiu finalmente arrebatar as manhãs. A redução da duração do 'Jornal Nacional' foi outro fator decisivo, porque encurtou o produto mais fraco da estação, que era um espinho encravado no desempenho diário do canal.
Tudo somado, falta um jogo do FC Porto para a Champions, na TVI. Faltam também duas partidas da Liga Europa, na SIC, e isso pode ter um papel relevante. Faltam os debates dos líderes partidários, que deverão afastar muitos espectadores das generalistas, e haverá ainda o aniversário da TVI. Falta muito tempo para acabar o mês, mas tudo indica que vai acontecer o que aqui foi previsto no final do ano passado: a TVI está a caminho de virar o jogo.
PROGRAMAÇÃO - NOVELA, FORMATO EM PERDA
O ano de 2024 marca uma nova tendência relevante na televisão portuguesa. O formato das telenovelas, com um histórico de décadas, quase equivalente à própria história da própria democracia, está em perda. Tanto SIC como TVI apostaram, aliás, em reduzir o tempo das novelas no horário nobre, ao introduzirem a 'Quinta' e o 'Big Brother' nesse período do dia, o que provocou a consequente redução do tempo dos episódios e do número de narrativas no ar. Talvez a duração deste género de histórias implique um investimento temporal que o espectador já não está disponível para fazer. Seja o que for, é preciso preparar o pós-telenovela nas televisões generalistas.
INFORMAÇÃO - AÇORES VIRA À DIREITA
Por vezes foi aqui indicada a pouca atenção dada às regiões autónomas pelos canais clássicos de informação. Ora, essa falha foi corrigida nas regionais do passado fim de semana. O acompanhamento a par e passo do escrutínio eleitoral ofereceu ao espectador várias opções. Destacou-se Sara Pinto, pivô da CNN nos Açores, pela proximidade e pela opção de não se deixar fechar no estúdio.
SOBE - SOFIA RIBEIRO
Um papel que arranca com grande fôlego no início da nova novela da SIC. A última esperança da estação.
SOBE - JOSÉ MANUEL BOLIEIRO
É um tudo nada desconhecido no continente, mas os argumentos políticos na noite da vitória eleitoral mostram uma enorme força política e televisiva.
DESCE - PINTO DA COSTA
Um discurso sem rasgo no Coliseu do Porto mostra como a fábrica de sonhos do líder do FC Porto está em crise.