'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

A melhor SIC do ano

A acontecer, este triunfo da SIC será um dos mais surpreendentes, simbólicos e de efeitos mais devastadores de sempre para a concorrência.
01 de dezembro de 2022 às 06:00
Daniel Oliveira, diretor de Programas, SIC
Daniel Oliveira, diretor de Programas, SIC Foto: Instagram

E o vencedor de novembro é… muito provavelmente a SIC. Foi preciso esperar pelo resultado do Portugal-Gana para se perceber o resultado. No momento em que escrevo, a SIC leva uma vantagem de três décimas, a seis dias do fim do mês. Deve ser suficiente. A acontecer, este triunfo da SIC será um dos mais surpreendentes, simbólicos e de efeitos mais devastadores de sempre para a concorrência. A razão é simples. Até dia 15, o mercado estava convencido de que iria haver mudança de líder. A TVI arrancou muito bem, ganhando vários dias seguidos como há muito não se via. A circunstância adicional de se saber à partida que a TVI teria um jogo de Portugal na parte final de novembro fez soar os alarmes na SIC.

A liderança poderia mudar, e isso tem um efeito psicológico tremendo. Todo o aparelho foi para o terreno, e tivemos durante duas semanas uma SIC dinâmica, como há muito não se via. Daniel Oliveira deu uma entrevista a Andreia Rodrigues, Marco Paulo teve direito a especiais, até Ricardo Araújo Pereira foi ao day-time. A informação mexeu-se no Mundial, acentuando a distância para os competidores. Toda a gente trabalhou mais, e como os programadores da SIC são os melhores do mercado atual, a coisa deu a volta.

Ao chegar o dia do jogo da Seleção, só um milagre salvaria a TVI.  Ele não aconteceu. Quando o leitor tiver a revista na mão, já se saberá se houve alguma surpresa. Se a TVI não tiver ganho o mês em que tudo se conjugava para a vitória, não se vislumbra quando o poderá fazer.               

 

INFORMAÇÃO - 'PORTUGAL EM DIRETO'

Dina Aguiar
Dina Aguiar

Mantém-se há anos na grelha da RTP1, pelo que algum mérito deve ter. Uma análise breve indica que se trata, por vezes, de um oásis de proximidade no deserto que é a informação do canal do Estado. Foge de tal forma ao cânone tradicional que, naturalmente, é menosprezado pela elite da RTP. Mas não pelos espectadores. Mérito de Dina Aguiar, que já leva muitos anos à frente do formato.

PROGRAMAÇÃO - MUNDIAL DO QATAR

Mundial, Catar, 2022
Mundial, Catar, 2022 Foto: FIFA

Numa coisa este Mundial está a marcar pela positiva. As realizações televisivas têm sido exemplares (até agora a única falha que detetei foi o lance do guarda-redes português no fim do jogo com o Gana, logo corrigido). As tecnologias mais avançadas fazem do futebol um espetáculo ainda mais dinâmico, com todos os movimentos escrutináveis por dezenas de pontos de vista e repetições. Além dos tempos de desconto, que agora terão de ser revistos em alta em todos os campeonatos, é nas soluções televisivas que está, até agora, a grande novidade do torneio.

 

SOBE - RODRIGO GUEDES DE CARVALHO

Rodrigo Guedes de Carvalho
Rodrigo Guedes de Carvalho

Num mês fulcral, o 'Jornal da Noite' não falhou à estação, e manteve a concorrência à distância. A vantagem nas 20:00 é decisiva porque é a hora mais importante do dia.

 

SOBE - PAULO GARCIA

Paulo Garcia
Paulo Garcia Foto: Facebook

Aos comandos das emissões principais do canal sobre o Qatar, ao lado de uma jovem pivô com futuro, Filipa Pereira, conseguiu recolocar a SIC Notícias a dar cartas no mercado de informação nacional.

 

SOBE - RONALDO

Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo

Portugal-Gana fez um resultado notável, com 2,3 milhões de espectadores, mesmo sendo o primeiro jogo às 16:00. Os portugueses gostam genuinamente da sua Seleção.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável