
E o vencedor de novembro é… muito provavelmente a SIC. Foi preciso esperar pelo resultado do Portugal-Gana para se perceber o resultado. No momento em que escrevo, a SIC leva uma vantagem de três décimas, a seis dias do fim do mês. Deve ser suficiente. A acontecer, este triunfo da SIC será um dos mais surpreendentes, simbólicos e de efeitos mais devastadores de sempre para a concorrência. A razão é simples. Até dia 15, o mercado estava convencido de que iria haver mudança de líder. A TVI arrancou muito bem, ganhando vários dias seguidos como há muito não se via. A circunstância adicional de se saber à partida que a TVI teria um jogo de Portugal na parte final de novembro fez soar os alarmes na SIC. A liderança poderia mudar, e isso tem um efeito psicológico tremendo. Todo o aparelho foi para o terreno, e tivemos durante duas semanas uma SIC dinâmica, como há muito não se via. Daniel Oliveira deu uma entrevista a Andreia Rodrigues, Marco Paulo teve direito a especiais, até Ricardo Araújo Pereira foi ao Ao chegar o dia do jogo da Seleção, só um milagre salvaria a TVI. Ele não aconteceu. Quando o leitor tiver a revista na mão, já se saberá se houve alguma surpresa. Se a TVI não tiver ganho o mês em que tudo se conjugava para a vitória, não se vislumbra quando o poderá fazer.
INFORMAÇÃO - 'PORTUGAL EM DIRETO'
Mantém-se há anos na grelha da RTP1, pelo que algum mérito deve ter. Uma análise breve indica que se trata, por vezes, de um oásis de proximidade no deserto que é a informação do canal do Estado. Foge de tal forma ao cânone tradicional que, naturalmente, é menosprezado pela elite da RTP. Mas não pelos espectadores. Mérito de Dina Aguiar, que já leva muitos anos à frente do formato.
PROGRAMAÇÃO - MUNDIAL DO QATAR
Numa coisa este Mundial está a marcar pela positiva. As realizações televisivas têm sido exemplares (até agora a única falha que detetei foi o lance do guarda-redes português no fim do jogo com o Gana, logo corrigido). As tecnologias mais avançadas fazem do futebol um espetáculo ainda mais dinâmico, com todos os movimentos escrutináveis por dezenas de pontos de vista e repetições. Além dos tempos de desconto, que agora terão de ser revistos em alta em todos os campeonatos, é nas soluções televisivas que está, até agora, a grande novidade do torneio.
SOBE - RODRIGO GUEDES DE CARVALHO
Num mês fulcral, o 'Jornal da Noite' não falhou à estação, e manteve a concorrência à distância. A vantagem nas 20:00 é decisiva porque é a hora mais importante do dia.
SOBE - PAULO GARCIA
Aos comandos das emissões principais do canal sobre o Qatar, ao lado de uma jovem pivô com futuro, Filipa Pereira, conseguiu recolocar a SIC Notícias a dar cartas no mercado de informação nacional.
SOBE - RONALDO
Portugal-Gana fez um resultado notável, com 2,3 milhões de espectadores, mesmo sendo o primeiro jogo às 16:00. Os portugueses gostam genuinamente da sua Seleção.