'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Dias decisivos

Está emocionante o duelo entre SIC e TVI pela vitória no mês de novembro. A SIC, se ganhar, conseguirá fazê-lo mesmo contra toda a lógica. Já a TVI, se ganhar corta uma sequência de quase quatro anos sempre a perder.
17 de novembro de 2022 às 06:00
Daniel Oliveira, Cristina Ferreira
Daniel Oliveira, Cristina Ferreira

Está emocionante o duelo entre SIC e TVI pela vitória no mês de novembro. Escrevo a meio do mês, numa altura em que apenas uma décima separa os dois canais na média mensal, com ligeiríssima vantagem para a TVI: a estação de Queluz de Baixo leva 15,7%, enquanto a SIC tem 15,6%. Ou seja, não podia estar mais renhida a competição pela liderança. Na verdade, triunfar na média mensal pode não ser assim tão relevante: haja o que houver, a vitória no ano de 2022 está assegurada pela SIC há muitos meses. Trata-se, sobretudo, de um sinal que as duas estações podem dar ao mercado: a SIC, se ganhar, conseguirá fazê-lo mesmo contra toda a lógica. Já a TVI, se ganhar corta uma sequência de quase quatro anos sempre a perder. Quer num caso, quer no outro, o mês pode servir como uma espécie de doping emocional, a motivação para arrancar rumo ao domínio do mercado, porque a liderança dá um prémio, irracional mas real, a quem a consegue atingir.

Até ao fim do mês, o duelo vai ser definido por três fatores principais: em primeiro lugar, a TVI recupera e ganha muitas vezes, mas por vezes claudica sem grande razão. Há, por isso, um problema de consistência na oferta do canal, seja devido à informação, seja por outro motivo qualquer. Em segundo lugar, o 'Big Brother' pode dar avanço significativo à TVI aos fins de semana, desequilibrando o jogo – a solução do passado domingo, construída pela SIC em redor de Araújo Pereira, precisa de ser replicada, e melhorada, para que a estação de Paço de Arcos tenha possibilidade de sucesso.

Finalmente, há duas grandes incógnitas: a TVI tem, por sorte do sorteio, um jogo de Portugal e outro do Brasil ainda em novembro. Mas são ambos a meio da tarde. Saber qual o efeito de jogos do mundial de futebol, em pleno mês de novembro, e ainda por cima a meio da tarde, é uma incógnita total. Não há precedente. Mas os jogos podem ser decisivos. Veremos se para a TVI, se para a SIC.          

 

INFORMAÇÃO - MUNDIAL

Mundial 2018, Portugal
Mundial 2018, Portugal Foto: Reuters

Vai ser um enorme desafio, a cobertura do Mundial de futebol no Qatar. Desta vez, o evento não vai, seguramente, proporcionar o mesmo tipo de reportagens que costuma proporcionar quando ocorre no Ocidente. A vergonha que começa a manchar a FIFA por esta escolha vai prolongar-se até ao fim da competição. Veremos quem são os jogadores heróis, se alguns, que vão protestar contra a realização do Mundial num país que vive nas trevas da civilização, e que esconde milhares de mortos durante as obras de construção dos estádios faraónicos. Será também um desafio para os enviados especiais da televisões portuguesas, que avaliaremos aqui, semanalmente.

 

PROGRAMAÇÃO - PERIGO! REPETIÇÕES

Isto é Gozar com quem trabalha, Ricardo Araújo Pereira
Isto é Gozar com quem trabalha, Ricardo Araújo Pereira Foto: Instagram

Um programa especial a partir do Porto merecia particular cuidado. Mas o 'Isto é Gozar…' deste domingo, feito no Coliseu da Invicta, entrou no ar com problemas de áudio. O resultado deixou a desejar, até por erro de conceção – ocupar todo o horário nobre com repetições não resultou. Começar às 21:44 e levar as repetições para lá da meia-noite desgasta o prestígio do programa, a qualidade do que foi para o ar, e também a viabilidade futura do formato apresentado por RAP. O especial 'Araújo Pereira' com roupa velha teve meros 12% de share, e perdeu largamente para o 'Big Brother', comprometendo o que estava a ser, até aí, um bom domingo para a SIC, e eventualmente proporcionando à TVI a primeira vitória mensal após mais de 40 meses a perder.

SOBE - DIOGO LUÍS

Diogo Luís
Diogo Luís Foto: CNN Portugal

Um bom comentador de futebol, revelado na Bola TV e que agora faz o horário nobre dos programas de desporto do canal CNN, cujo tempo em antena e importância está a aumentar, e bem.

 

SOBE - JOÃO MOLEIRA

João Moleira
João Moleira

É um pivô que fez todo o percurso na SIC Notícias, e que foi entretanto repescado para apresentar jornais na SIC generalista. A sua sobriedade formal não compromete, e assegura a liderança fácil da informação da SIC ao fim de semana.

 

SOBE - MARCO PAULO

Marco Paulo em casa
Marco Paulo em casa Foto: liliana Pereira

Quando há crise no fim de semana, a SIC estica o programa de Marco Paulo, e os portugueses retribuem. Um fenómeno, também na televisão.

Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável