
A TVI prepara-se para estrear nova edição do 'Big Brother Famosos' logo a seguir ao desenlace da que está em curso. Ou seja, este 'BB' acaba no fim de semana e o próximo arranca logo a seguir. Começa uma nova série, com outra fornada de concorrentes, escolhidos por serem pretensamente "famosos", e por se adaptarem à característica que o programa ostenta no nome. E aí vai de novo arrancar o carrossel de diretos, galas, "entrevistas" e presenças especiais nos programas da manhã e da tarde. Mais do mesmo, dia após dia, mês após mês. Esta opção da TVI reforça um erro progressivo do canal, e que, pelos vistos, tende a agravar-se. Esse erro materializa-se na criação de uma espécie de monocultura na grelha do canal, em redor do reality show. Trata-se da monocultura do 'Big Brother', que acabará por resultar mal, quer porque os espectadores estão progressivamente mais saturados do programa, quer porque os próprios castings vão perdendo qualidade. É fácil perceber o ponto: não há assim tantos famosos em Portugal. Repetir fórmulas de sucesso à exaustão é uma velha tentação de qualquer programador. É normal que assim seja. A dificuldade é sempre perceber em que momento se deve parar. Ora, quem constrói uma carreira com base neste princípio da repetição seguramente resistirá sempre a mudar, e dificilmente perceberá, em cada repetição, quando se atinge o ponto de não retorno. Em suma: para a TVI, o problema não é perder o mês de abril, como parece que vai suceder novamente. O problema é que vai continuar a tentar com as mesmas fórmulas de sempre. E, em televisão, água mole em pedra dura raramente bate até que fura.
Esta opção da TVI reforça um erro progressivo do canal, e que, pelos vistos, tende a agravar-se. Esse erro materializa-se na criação de uma espécie de monocultura na grelha do canal, em redor do reality show. Trata-se da monocultura do 'Big Brother', que acabará por resultar mal, quer porque os espectadores estão progressivamente mais saturados do programa, quer porque os próprios castings vão perdendo qualidade. É fácil perceber o ponto: não há assim tantos famosos em Portugal. Repetir fórmulas de sucesso à exaustão é uma velha tentação de qualquer programador. É normal que assim seja. A dificuldade é sempre perceber em que momento se deve parar. Ora, quem constrói uma carreira com base neste princípio da repetição seguramente resistirá sempre a mudar, e dificilmente perceberá, em cada repetição, quando se atinge o ponto de não retorno.
PROGRAMAÇÃO - 'GOT TALENT'
Falar da opção da RTP de batizar os seus programas com nomes ingleses será talvez chover no molhado, mas é preciso não desistir de chamar a atenção para este tema, sobretudo quando há concorrentes que se queixam de não poder cantar em português. Isso significa que há toda uma filosofia de estação que está enviesada. Além disso, o formato do canal 1 da televisão do Estado mostra fragilidades imensas, da apresentação ao nível dos concorrentes. Os resultados deste formato estão bem longe do 'The Voice.' São muito baixos.
INFORMAÇÃO - EUNICE
A morte da grande dama do teatro mereceu dignas homenagens nos telejornais de todos os canais. No presente, todos os grandes nomes do teatro reforçam a comunicação com o público através da televisão, e a presença de Eunice Muñoz em novelas levou a sua arte e a sua qualidade a novos públicos e a novas gerações. A morte de Eunice é o fim de uma era de atores nascidos no teatro e com sólida formação de representação, que engrandeceram as ficções televisivas.
SOBE - ADÃO E SILVA
O Orçamento do Estado para o ano que vem não aumenta o valor da contribuição para a RTP, paga com a eletricidade, nem a taxa que vai nas faturas da televisão por cabo. Ou seja, o novo ministro arranca sem que a televisão do Estado receba mais dinheiro, o que seria incompreensível para os contribuintes.
MANTÉM - DANIEL OLIVEIRA
Tudo indica que vai resistir mais um mês ao ataque da concorrência, e manter a liderança. Grande parte da diferença continua a ser a forma como gere a grelha, muito melhor que o competidor direto.
DESCE - LOURENÇO ORTIGÃO
Não será ele o problema, mas dá aqui rosto a um problema que está identificado na estação: a novela 'Por Ti' arranca com dificuldades em impor-se, e criou problemas ao canal na luta pela liderança. Melhorar é urgente.