'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Arqueologia do telejornalismo

A TVI teve uma atuação em estúdio de um grupo musical durante o jornal do horário nobre. Trata-se de um dispositivo antigo, que vem do tempo em que os responsáveis pelos canais consideravam que era difícil levar os noticiários até ao público. Levar os D.A.M.A ao 'Jornal das 8', da TVI, constitui uma autêntica peça de museu de um tempo que não volta para trás. 
07 de abril de 2022 às 12:15
Kasha, D.A.M.A
Kasha, D.A.M.A Foto: Instagram

Sábado, a TVI teve uma atuação em estúdio de um grupo musical durante o jornal do horário nobre. Trata-se de um dispositivo antigo, que vem do tempo em que os responsáveis pelos canais consideravam que era difícil levar os noticiários até ao público. Vem desse tempo a predominância de temas leves e de sociedade nos telejornais. A ideia era procurar novos públicos, porque se considerava que só no entretenimento se conseguia juntar multidões. Ter atuações musicais durante os telejornais, em direto, foi o truque máximo, e no qual se procurava exibir alguma maleabilidade tecnológica.

Acontece que entretanto passou o tempo, e todos percebemos que o público português adora informação. Os jornais são sempre os programas mais vistos em cada canal. Mais: só através dos telejornais uma estação consegue definir e fixar a sua personalidade e o seu mais profundo ADN. Estes dois movimentos são hoje em dia consensuais em termos de análise de media, mas crescem ainda mais, e acentuam-se enormemente, numa época de guerra como a que vivemos, em que os portugueses percebem a diferença entre um conflito armado, uma notícia local e um divertimento musical. Levar os D.A.M.A ao 'Jornal das 8', da TVI, sábado passado, constitui uma autêntica peça de museu de um tempo que não volta para trás.    

PROGRAMAÇÃO - QUATRO NOVELAS

Paulo Futre, Cristina Ferreira
Paulo Futre, Cristina Ferreira

A TVI prepara-se para estrear uma novela cómica às 7 da tarde, de forma a atacar o horário de uma forma que a estação considera letal. Com esta estreia, abrilhantada pelo ator Paulo Futre, a TVI vai ficar com quatro novelas portuguesas ao longo do dia, o que é um esforço considerável da empresa para chegar à liderança. A opção é arriscada, sobretudo porque o horário é governado por Fernando Mendes e pelo 'O Preço Certo.' Mas o desafio para a SIC vai ser gigantesco. Veremos de que forma vai responder.

 

INFORMAÇÃO - GENOCÍDIO

Maternidade bombardeada em Mariupol, Ucrânia
Maternidade bombardeada em Mariupol, Ucrânia Foto: Reuters

Perante as imagens que denunciam crimes de guerra nas pequenas cidades em redor de Kiev, as televisões portuguesas fizeram, em geral, a sua obrigação, com eventual exceção da RTP, contida em excesso: não mostrou os essenciais vídeos e fotos que documentam as atrocidades. Mérito ainda aos enviados especiais das televisões, que têm contado com muito profissionalismo e coragem as histórias da guerra.

 

SOBE - CÁTIA NOBRE

Cátia Nobre
Cátia Nobre Foto: Liliana Pereira

É um dos melhores valores da sua geração. Tem agora no 'Jornal da Uma' o seu primeiro desafio na TVI generalista. Colocá-la em dupla é um erro, que certamente será corrigido em breve. Vai chegar ao horário nobre sem qualquer dificuldade.

 

MANTÉM - MARCO PAULO

Marco Paulo em casa
Marco Paulo em casa Foto: liliana Pereira

Continua a ser um ás de trunfo para a SIC, que prefere mantê-lo debaixo da sua alçada em vez de o deixar à solta, com risco de reforçar a concorrência. Nunca fiando. Agora que vai mudar de horário, tem o contrato renovado por mais um ano. Marco Paulo merece a deferência.

 

DESCE - BRUNO NOGUEIRA

Bruno Nogueira
Bruno Nogueira Foto: Instagram

Apesar de os resultados não serem suficientes para a SIC, leva aqui uma avaliação positiva pelo formato de Tabu, um programa sem qualquer precedente entre nós, que procura retratar realidades especiais sem tabus. Felizmente para a SIC chegou ao fim.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável