
Sábado, a TVI teve uma atuação em estúdio de um grupo musical durante o jornal do horário nobre. Trata-se de um dispositivo antigo, que vem do tempo em que os responsáveis pelos canais consideravam que era difícil levar os noticiários até ao público. Vem desse tempo a predominância de temas leves e de sociedade nos telejornais. A ideia era procurar novos públicos, porque se considerava que só no entretenimento se conseguia juntar multidões. Ter atuações musicais durante os telejornais, em direto, foi o truque máximo, e no qual se procurava exibir alguma maleabilidade tecnológica. Acontece que entretanto passou o tempo, e todos percebemos que o público português adora informação. Os jornais são sempre os programas mais vistos em cada canal. Mais: só através dos telejornais uma estação consegue definir e fixar a sua personalidade e o seu mais profundo ADN. Estes dois movimentos são hoje em dia consensuais em termos de análise de
PROGRAMAÇÃO - QUATRO NOVELAS
A TVI prepara-se para estrear uma novela cómica às 7 da tarde, de forma a atacar o horário de uma forma que a estação considera letal. Com esta estreia, abrilhantada pelo ator Paulo Futre, a TVI vai ficar com quatro novelas portuguesas ao longo do dia, o que é um esforço considerável da empresa para chegar à liderança. A opção é arriscada, sobretudo porque o horário é governado por Fernando Mendes e pelo 'O Preço Certo.' Mas o desafio para a SIC vai ser gigantesco. Veremos de que forma vai responder.
INFORMAÇÃO - GENOCÍDIO
Perante as imagens que denunciam crimes de guerra nas pequenas cidades em redor de Kiev, as televisões portuguesas fizeram, em geral, a sua obrigação, com eventual exceção da RTP, contida em excesso: não mostrou os essenciais vídeos e fotos que documentam as atrocidades. Mérito ainda aos enviados especiais das televisões, que têm contado com muito profissionalismo e coragem as histórias da guerra.
SOBE - CÁTIA NOBRE
É um dos melhores valores da sua geração. Tem agora no 'Jornal da Uma' o seu primeiro desafio na TVI generalista. Colocá-la em dupla é um erro, que certamente será corrigido em breve. Vai chegar ao horário nobre sem qualquer dificuldade.
MANTÉM - MARCO PAULO
Continua a ser um ás de trunfo para a SIC, que prefere mantê-lo debaixo da sua alçada em vez de o deixar à solta, com risco de reforçar a concorrência. Nunca fiando. Agora que vai mudar de horário, tem o contrato renovado por mais um ano. Marco Paulo merece a deferência.
DESCE - BRUNO NOGUEIRA
Apesar de os resultados não serem suficientes para a SIC, leva aqui uma avaliação positiva pelo formato de Tabu, um programa sem qualquer precedente entre nós, que procura retratar realidades especiais sem tabus. Felizmente para a SIC chegou ao fim.