'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Censura

Uma coisa é Putin controlar a opinião pública interna. Coisa bem diferente é a União Europeia responder na mesma moeda. A Europa decidiu proibir canais russos, e as operadoras de cabo nacionais cumpriram escrupulosamente a instrução, e descontinuaram canais como a RT. Esse ato de apagamento de canais aproxima-nos demasiadamente de Putin.
10 de março de 2022 às 15:03
Vladimir Putin
Vladimir Putin

É preciso dizê-lo com clareza. O que distingue a democracia da ditadura, mais ou menos musculada, é um conjunto de valores como a liberdade, a livre iniciativa, a imprensa independente e a recusa total e sistemática de qualquer censura. Todas as vozes e argumentos devem ser ouvidos. Só a livre discussão e a troca de ideias pode derrotar os argumentos que se opõem aos valores democráticos. No início da guerra, Putin proibiu a utilização de expressões como "invasão". Até por cá alguns responsáveis políticos mais alinhados com a Rússia evitaram inicialmente a utilização dessa palavra. Seguiram-se várias ações de censura.

Ainda esta semana, o Correio da Manhã contou a história de uma refugiada ucraniana de origem russa, que se queixava que a sua irmã, na Rússia, não acreditava no que ela lhe contava. Para a irmã de uma vítima da guerra, o conflito simplesmente não existia. Malhas que a autocracia tece. Ora, uma coisa é Putin controlar a opinião pública interna. Coisa bem diferente é a União Europeia responder na mesma moeda.

A Europa decidiu proibir canais russos, e as operadoras de cabo nacionais cumpriram escrupulosamente a instrução, e descontinuaram canais como a RT. Esse ato de apagamento de canais aproxima-nos demasiadamente de Putin. E na verdade há um abismo entre nós, europeus, e o autocrata de Moscovo.

 

PROGRAMAÇÃO - A FORÇA DO CABO

Redação Correio da Manhã/CMTV
Redação Correio da Manhã/CMTV

O fatorizar e todo o resto da atualidade juntam um auditório enorme nos canais de informação nacional. A soma dos quatro juntos ficou nesta última semana muitas vezes acima dos principais canais FTA, SIC e TVI. Fruto de um panorama audiovisual muito particular, em Portugal, onde a percentagem de lares com cabo é tremenda, os canais temáticos têm uma força extraordinária, que só não é maior porque o painel que mede as audiências não representa a percentagem de cabo no País. Imposição das generalistas. Se não fosse isso, um canal de cabo poderia liderar o consumo no futuro.

 

INFORMAÇÃO - MONOTEMÁTICA

criança, soldado, ucrânia, guerra
criança, soldado, ucrânia, guerra Foto: D.R.

O telejornalismo português tem este defeito capital. Quando intui que determinada notícia gera um interesse acima da média, rapidamente cai em noticiários monotemáticos, afunilando a atenção social num só facto. Temos exemplos recentes, como foi o caso dos incêndios de verão, a pandemia, e agora a guerra na Ucrânia. Nada a opor ao tratamento exaustivo das notícias principais. Mas fazer edições unicamente preenchidas por uma só notícia é contraproducente, sobretudo quando sabemos como a televisão é, em grande medida, o único veículo de informação para parte da população, além da existência de fortíssimos canais de informação, no cabo.

 

SOBE - SÍLVIA ALBERTO

sílvia alberto, got talent portugal
sílvia alberto, got talent portugal Foto: RTP

'Got Talent' regista boas performances no serão de domingo da RTP1, até pela fraqueza do chef Ljubomir, na SIC. Sílvia Alberto é uma boa alternativa a Catarina Furtado, caso o canal público venha a perder a sua principal estrela.

DESCE - BRUNO NOGUEIRA

Como é que o Bicho Mexe, Bruno Nogueira
Como é que o Bicho Mexe, Bruno Nogueira

O novo formato, 'Tabu', é, como seria previsível, um problema que a SIC deixa instalar em horário nobre, ao sábado. Se os sábados puserem em causa a vitória da SIC no mês, o programa começará inevitavelmente a resvalar para depois da meia-noite. Aí, pode funcionar. 

DESCE - CRISTINA FERREIRA

Cristina Ferreira
Cristina Ferreira

Fruto de um casting mais fraco, a segunda edição do 'Big Brother Famosos' está longe de dar o empurrão à TVI que a edição anterior proporcionou. Está difícil a recuperação do canal 4, sempre a faltar qualquer coisa para conseguir enfrentar a SIC.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável