'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

As razões da vitória da TVI

Há sete razões para a vitória da TVI em fevereiro. A maior de todas é o dia 25 de setembro do ano passado, dia de estreia de 'Papel Principal', a novela que abriu um abismo no horário nobre da SIC.
29 de fevereiro de 2024 às 13:11
Cristina Ferreira e José Eduardo Moniz
Cristina Ferreira e José Eduardo Moniz Foto: Instagram

Há sete razões para a vitória da TVI em fevereiro. A maior de todas é o dia 25 de setembro do ano passado, dia de estreia de 'Papel Principal', a novela que abriu um abismo no horário nobre da SIC. Ao fracasso juntou-se a crise financeira da Impresa, a segunda razão para o triunfo da TVI. Os orçamentos impediram a SIC de reagir. Parece impossível, mas, cinco meses depois da estreia, uma das piores novelas de sempre da SIC continua no ar. A tempestade perfeita para o canal de Daniel Oliveira chegou com o novo 'Big Brother' – o terceiro motivo para a mudança de líder. O novo 'BB' conquistou definitivamente o horário nobre, e tornou possível reduzir o tempo do jornal das 20 horas do canal – quarta razão para o fracasso da SIC.

Na verdade, a TVI não é líder há cinco meses, desde a estreia de 'Papel Principal', por causa da fragilidade do 'Jornal Nacional'. O horário de acesso ao 'prime time' também caiu para a TVI, sobretudo por causa dos erros da SIC, que apostou em 'Morde e Assopra' e na 'Quinta', o que não resultou – quinta razão para o sucesso da TVI. A partir desse momento, nada havia a fazer. A SIC estava perdida. Mas houve ainda mais dois fatores que empurraram a TVI: o namoro de Cristina Ferreira, sexta causa da vitória de Moniz. Essa narrativa do amor reconciliou o público com Cristina, devolveu-lhe a proximidade, e alargou a simpatia do público a vários horários. Além disso, deixou Moniz mais liberto para decidir.

Finalmente, o sétimo e último motivo para a vitória da TVI: quando se viu apertada, a SIC desorientou-se, começou a tomar decisões erradas, o que ainda não tinha acontecido com este diretor de programas. Daniel Oliveira esqueceu uma velha máxima da televisão generalista: em tempo de aperto, muitas vezes a melhor receita é não mexer em nada. A SIC mexeu sempre para pior. Moniz manteve as apostas, com Cristina na manhã, acesso ao 'prime time' forte, jornal mais curto que resolveu o problema da informação, aposta no 'Big Brother', novelas sempre no mesmo alinhamento. Desta vez, a estabilidade esteve do lado da TVI. (Depois de analisar as razões para a vitória da TVI, para a semana veremos o que tem a SIC de fazer para recuperar).        

                              

PROGRAMAÇÃO - RAP EM GRANDE

Ricardo Araújo Pereira, Isto é Gozar com quem Trabalha
Ricardo Araújo Pereira, Isto é Gozar com quem Trabalha Foto: SIC

O diário de Araújo Pereira sobre as eleições ainda foi antecipado numa semana – e a SIC apostou forte. Tentou inverter a marcha do mês de fevereiro até ao fim, inclusivamente procurando mais transmissões de jogos de futebol. Já era tarde. Porém, o magazine de RAP já ninguém o tira aos espectadores, e isso é bom.

 

INFORMAÇÃO - COMENTÁRIOS EM EXCESSO

debate legistlativas
debate legistlativas Foto: Tiago Sousa Dias

O excesso de comentários foi um dos fatores mais relevantes da série de debates entre líderes partidários. Na verdade, cada comentador limita-se a emitir uma avaliação condicionada pelos seus próprios juízos e opiniões. Demasiado comentário e pouca análise – eis a síntese.

 

SOBE - JOSÉ EDUARDO MONIZ

José Eduardo Moniz
José Eduardo Moniz Foto: Ricardo Ruella

No momento em que se confirma a recuperação da liderança, é obrigatório o elogio. Veremos se a vitória da TVI foi a junção feliz de várias coincidências, ou se é para manter..

SOBE - SEBASTIÃO BUGALHO

Sebastião Bugalho
Sebastião Bugalho

A contratação do jovem comentador correu bem. Foi o protagonista do crescimento da SIC Notícias em fevereiro, e pôs o canal a disputar as audiências com a CNN. Precisa de horários fixos para fidelizar os seus espectadores.

SOBE - CARLOS DANIEL

Carlos Daniel
Carlos Daniel

Nos debates, o melhor estava guardado para o fim, pelo menos na moderação. Mesmo interrompido por uma clara falha de segurança, dominou o debate alargado com segurança e sem se enlear nas suas próprias opiniões.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável