'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Cristina e o 'chef' a dividir

A SIC recuperou a liderança, a TVI afundou-se e a RTP estabilizou em 2019. Mas. no final, foi o furacão Ljubomir Stanisic que acabou por se impor como um dos protagonistas.
27 de dezembro de 2019 às 21:25
Cristina Ferreira, Ljubomir Stanisic
Cristina Ferreira, Ljubomir Stanisic

É quase injusto para Cristina Ferreira que o prémio de figura do ano na programação e no entretenimento tenha de ser dividido com outra personalidade, mas esta não seria uma análise objetiva se não reconhecesse ao chef Ljubomir Stanisic o direito a partilhar esta distinção com a senhora das manhãs da SIC.

Se Cristina Ferreira entrou de rompante em 2019, com a vitória incontestável desde que se estreou, logo em janeiro, Ljubomir chega ao fim do ano a marcar a agenda e a deixar uma promessa à TVI de que na vida tudo muda, o que sobe pode baixar, o que cai acabará por reviver, mais tarde ou mais cedo. E assim, se Cristina faz audiências ao longo de todo o ano e acaba por ser o ponto de apoio que leva a SIC à liderança ao fim de mais de década e meia atrás da concorrência, Ljubomir fecha 2019 com uma herança virtuosa, a recuperar os domingos para a TVI e a prometer talento, trabalho e humildade, os três ingredientes que fazem o sucesso de qualquer projeto.

Destas duas estrelas se faz o principal da memória de um ano que assistiu ao drama de um ator que quase morreu à procura do corpo perfeito, Ângelo Rodrigues, em que a ficção da SIC chegou à liderança e consagrou Carolina Loureiro como nova coqueluche das novelas, em que a RTP encontrou um rumo para a programação, um ano, finalmente, com formatos criativos de grande qualidade, como A Árvore dos Desejos e Esta Mensagem..., não por coincidência ambos na SIC. Os talent shows do canal 1 aguentaram-se, os reality shows também, mas em 2020 tudo indica que voltará o Big Brother, veremos se para mudar tudo outra vez, como há 20 anos.

1. Fragoso na informação

A solução veio do interior da empresa, o que é sensato. José Fragoso tem cada vez mais poder na RTP e reforça o papel de "presidente-sombra", que já lhe apontámos. Pacificar a equipa e colocar o jornalismo acima de tudo - eis as tarefas mais urgentes, após a tormenta que representou o período de Flor Pedroso.

2. Opinião bizarra

As conversas com Sócrates a articular decisões na ERC já tinham sido um ato ilegítimo e um pecado moral grave. Mas a tese de Arons de Carvalho de que o Sexta às 9 não tem lugar no serviço público é bizarra para um professor da área dos media. Em que modelo de serviço público se baseará para dizer uma coisa assim? Ou falava apenas o político inimigo do jornalismo livre?

3. Futebol reinventado

Eis a mais recente maravilha na galeria imortal de CR7. Ronaldo reinventou o futebol. Revi há dias o famoso jogo de estreia do novo estádio de Alvalade. No final, reza a lenda, o Manchester decidiu contratá-lo. Visto agora, parece impossível o deslumbramento que sentimos naquela noite. Nunca tínhamos visto nada assim, mas na verdade era apenas um esboço ainda pobre do que veio a acontecer. Hoje, olhamos para o futebol já do ponto de vista do que fez Ronaldo, por isso tudo aquilo, no passado, nos parece pouco. Quando acabar CR7, o futebol vai ter um problema.

4. Tragédias no país real

A mudança de paradigma trazida pela CMTV melhorou a televisão portuguesa. Na recente tempestade, todos os canais de informação já saíram à rua e estiveram junto das populações. Ficamos todos a ganhar. É certo que o poder odeia ver o estado em que está o País, a pobreza dos muros e das paredes que caem, das folhas de zinco a fazerem de teto, das estradas sem manutenção. Mas a democracia agradece.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável