
Fernando Mendes comemora 20 anos à frente de 'O Preço Certo', o que equivale a 4 mil emissões, marca redonda que será atingida na próxima segunda-feira. Para além de todos estes dias de programa às 7 da tarde, há um sem-número de repetições, edições especiais, serões, galas e o que mais os diretores de programas da RTP se foram lembrando ao longo dos anos. O apresentador do concurso de acesso ao 'Telejornal' já foi desafiado pela SIC e pela TVI em sucessivas gestões de ambas as empresas, e a todas disse não. Fernando Mendes veste verdadeiramente a camisola, e é um leal e dedicado colaborador da televisão do Estado. Nestes 20 anos, nunca virou as costas a quem lhe deu a oportunidade. Trata-se de um extraordinário caso de longevidade para um pequeno star-system como o nosso. Já enfrentou, e derrotou, novelas da Globo, novelas portuguesas, concursos, diários de reality shows, do 'Big Brother' ao 'Agricultor'. Já foi desafiado por grandes estrelas como Cristina Ferreira, que teve um concurso na TVI e outro na SIC desenhados com o mesmo propósito, enfrentar o "gordo", como é carinhosamente conhecido e tratado no meio. A todos derrotou, sempre com o mesmo sorriso bonacheirão, sempre com o mesmo discurso de quem, no fundo, sabe que a glória é efémera e que o essencial é o telespectador. Fernando Mendes já foi alvo da fúria de intelectuais, pensadores, filósofos de redes sociais e fundamentalistas do politicamente correto. A todos resistiu, e continuou a fazer companhia aos portugueses, lá em casa. Ele é a locomotiva do serviço público – se imaginarmos o canal 1 sem 'O Preço Certo', rapidamente percebemos que a RTP ficaria muito pior do que está. Em síntese: a doutrina sobre o que é o serviço público divide-se. Provavelmente, em Portugal chama-se simplesmente Fernando Mendes.
O apresentador do concurso de acesso ao 'Telejornal' já foi desafiado pela SIC e pela TVI em sucessivas gestões de ambas as empresas, e a todas disse não. Fernando Mendes veste verdadeiramente a camisola, e é um leal e dedicado colaborador da televisão do Estado. Nestes 20 anos, nunca virou as costas a quem lhe deu a oportunidade.
Trata-se de um extraordinário caso de longevidade para um pequeno star-system como o nosso. Já enfrentou, e derrotou, novelas da Globo, novelas portuguesas, concursos, diários de reality shows, do 'Big Brother' ao 'Agricultor'. Já foi desafiado por grandes estrelas como Cristina Ferreira, que teve um concurso na TVI e outro na SIC desenhados com o mesmo propósito, enfrentar o "gordo", como é carinhosamente conhecido e tratado no meio. A todos derrotou, sempre com o mesmo sorriso bonacheirão, sempre com o mesmo discurso de quem, no fundo, sabe que a glória é efémera e que o essencial é o telespectador.
INFORMAÇÃO - ADRIANO MOREIRA
Teve a imagem de um verdadeiro senador que transitou entre regimes com dignidade, e que ajudou a democracia a reforçar-se e a enriquecer-se. A homenagem da RTP foi a mais sólida, até pela posse de mais imagens de arquivo. A reedição de excertos de entrevistas de Vítor Gonçalves ao antigo líder do CDS marcou a diferença, e foram marcos simbólicos da relação dos portugueses com o político que agora desapareceu, aos 100 anos.
PROGRAMAÇÃO - CHERNOBYL
Passou sem o devido elogio a emissão, em horário nobre do canal 1 da RTP, do documento fundamental sobre 'As Novas Provas' de Chernobyl. Um trabalho extraordinário de reconstituição das dúvidas desde o início da construção da central, do papel que a obra teve no regime soviético, e das falhas que deram origem ao maior desastre nuclear da História humana. Apresentado como fruto de nova documentação encontrada nos arquivos da secreta soviética, é um trabalho de enorme fôlego que deve ser visto por todos os que não tiveram oportunidade de o fazer. Além disso, é um documento muito atual para os tempos que correm, em que a expressão "guerra nuclear" é utilizada de forma totalmente irresponsável.
SOBE - BENTO RODRIGUES
Os anos passam, e o 'Primeiro Jornal' da SIC não dá tréguas à concorrência. O noticiário da hora de almoço está transformado num projeto quase pessoal de um pivot tecnicamente muito evoluído.
SOBE - SÉRGIO FURTADO
Reportagens de qualidade na Ucrânia, sempre objetivas e serenas. A presença constante de sucessivos enviados especiais da TVI à guerra está a ter o enorme mérito de revelar novos talentos que andavam escondidos.
DESCE - 'THE VOICE'
A apresentadora é a imagem de uma fragilidade do formato, que nada tem a ver com ela: há qualquer coisa no júri do programa deste ano que não funciona. É difícil responsabilizar algum dos quatro elementos só por si. Mas o conjunto deixa muito a desejar em relação a anos anteriores.