
É digno de análise que o primeiro canal do serviço público tenha como uma das principais apostas um profissional que vem da rádio, onde pratica um estilo direcionado aos mais jovens, até à faixa dos 40 anos, um público saudosista dos anos 80. Vasco Palmeirim faz parte de uma equipa magnífica da Rádio Comercial, nas manhãs, onde se pratica a boa-disposição informada e culta, culta no sentido de cultura pop, e que pisca permanentemente o olho ao subentendido para o estabelecimento de comunicação com os ouvintes.
Para bom entendedor meia palavra basta, e Vasco Palmeirim, com o resto da sua equipa da rádio, parte sempre do pressuposto que do outro lado estão só bons entendedores que descodificam as meias palavras. O resultado é um sucesso.
O problema é que apresentar programas na televisão do Estado é o oposto absoluto. O público maioritário é mais velho, amante de verdades simples e sem subetentendidos, e que muda de canal sempre que é obrigado a despender um esforço superior ao razoável para entender um apresentador, uma história ou um formato. É por isso que só 'O Preço Certo', o 'Portugal em Direto' e o 'Telejornal' têm sucesso prolongado na RTP1. É por isso, também, que a lógica da ficção nacional da anterior administração era absurda. O 'Joker', concurso de cultura geral, pode fazer muito pela carreira deste jovem com talento.
Vasco Palmeirim deve aprender que o principal segredo, em televisão, é a arte de se conseguir fazer entender por toda a gente. Os resultados não têm sido maus, mas o clique ainda não aconteceu. Estará para breve?
81 mil pessoas em fugaA queda é abrupta e atinge a todos quase por igual. Se compararmos Setembro do ano passado com o deste ano, RTP1, SIC e TVI perdem mais de 80 mil pessoas por dia. A SIC, por xemplo, desce de 325 mil espectadores por dia para 289 mil. A perda da TVI, de Bruno Santos, é menor, e esse deve ser o segredo da liderança.
'The Voice' voltouA RTP1, estação que fica abaixo dos 10% diários muito mais vezes do que se poderia pensar há algum tempo, voltou a ser competitiva nos domingos à noite. The Voice tem uma qualidade extraordinária de produção, de tal forma que chega a deslustrar num canal onde muito conteúdo é feito de forma atabalhoada e precipitada, ficção nacional à cabeça. Vai dar luta!
Marco PauloNão há português que não reconheça um ou outro dos seus refrões. Dois amores, nossa senhora, e mais alguns sucessos, são imediatamente trauteados pela generalidade do público. Este tipo de identificação não pode ser fruto do acaso, independentemente da qualidade musical que se lhe reconheça, ou não. Os portugueses gostam genuinamente de Marco Paulo. Sempre que ele aparece na televisão, é certo e sabido que será um sucesso. Sábado passado, a sabedoria de Fátima Lopes tirou-lhe muito mais conteúdo que o habitual. Esmagou Daniel Oliveira!
O assessor que dá acessoAs manifestações de taxistas deram origem a maratonas de directos em todos os canais, mas nem sempre de forma equilibrada: falam muitos industriais do sector, só alguns motoristas, e muito poucos utentes, quando só estes poderiam explicar vantagens e desvantagens do UBER e dos táxis. Como curiosidade, esta frase na TVI-24: de facto, um assessor é, muitas vezes, quem dá "acesso" ao poder. Pela gralha é que vamos!