'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

O MELHOR debate de todos

Um programa que tinha todos os ingredientes para resultar num enorme caos foi, afinal, uma pequena lição de democracia, que, ainda por cima, enriqueceu a campanha com temas que ainda não tinham sido falados.
04 de outubro de 2019 às 10:54
António Costa
António Costa

Foram duas horas e um quarto de democracia praticamente em bruto. O debate entre os pequenos partidos, na RTP1, teve 15 participantes. Sentaram-se 8 de um lado, 7 do outro, com a diretora de informação a mediar a conversa. Os políticos estavam todos bem iluminados, ouviram-se todos no ar, sem falhas, e o mais provável era estarem todos confortavelmente sentados, porque não houve sinais de impaciência nas longas esperas a que cada um deles se viu obrigado entre cada intervenção. Ou seja: um programa competente.

Maria Flor Pedroso lançou temas, e deu a cada um dos 15 debatentes, numa sequência certamente combinada de antemão, a oportunidade de responderem a todas as perguntas lançadas. Cada um dos 15 líderes ou candidatos dos partidos sem representação parlamentar teve oportunidade de falar várias vezes. O mais surpreendente é que tudo isto, com tanto ingrediente para resultar num enorme caos, deu azo a um bom debate, bem realizado, esclarecedor, e onde, ainda por cima, surgiram temas que estavam totalmente afastados da campanha eleitoral, onde Tancos tem sido tão omnipresente.

Do combate à pobreza aos lares ilegais, da lei da nacionalidade à privatização da RTP, da revolução operária que define o MRPP à defesa dos produtores de carne em Portugal perante a paranóia anti-bifes, nada foi esquecido pela multiplicidade de vozes. Resultará daqui alguma surpresa? Pouco provável. Mas perto de 400 mil portugueses viram tudo. Eu fui um deles, e aplaudo a iniciativa

Vasco Palmeirim

Como apresentador, mostra densidade crescente. É versátil, e aos poucos perde os tiques que o levavam a querer ser engraçadinho a todo o custo, o que, por vezes, redundava em não ter graça nenhuma. Fugir ao nicho do "adolescente com piada" fará dele um profissional de corpo inteiro. A caminho do sucesso.

Datas trocadas

O político com o duvidoso mérito de ter ganho uma segunda volta das eleições presidenciais a Jean Marie Le Pen, líder da extrema-direita francesa, morreu na semana passada. O terrível hábito de algumas redações terem obituários preparados, com textos e grafismos, provoca, por vezes, erros graves, como esta irritante troca das datas em grande destaque.Cx3

Deixaram o Goucha sozinho

Os Globos marcaram a consagração da fase de ouro da SIC. O resultado foi avassalador, mas, melhor do que o resultado, foi a vassalagem prestada por toda a concorrência. Diretores de programas e de informação da TVI e da RTP1 lá estavam, nas primeiras filas, subjugando-se ao poder da SIC e de Cristina Ferreira. O ambiente de paz universal refletiu-se até nos intervalos da TVI, que, para azar de Manuel Luís Goucha, acabaram por ajudar ao brilho dos Globos de Ouro. Chapeau!

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável