'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Moniz no jornal de sexta

José Eduardo Moniz prometeu "reerguer a empresa", deduz-se que do buraco onde está desde 2009. Ao contrário do que se terá temido na SIC, este jornal de sexta da TVI perdeu, fez 18,4% de share, contra 20,1% do 'Jornal da Noite'. Está lançado o grande duelo.
25 de fevereiro de 2022 às 18:24
José Eduardo Moniz, TVI, plural, açores
José Eduardo Moniz, TVI, plural, açores Foto: D.R.

Moniz assinou contrato como diretor-geral da TVI por dois anos, com mais um de opção mediante determinados objetivos. Apresentou-se ao público no 'Jornal das 8' de sexta-feira passada, enquadrado num dossiê de 33 minutos. O início do dossiê teve duas peças de dois jornalistas da casa. Paulo Bastos fez a História de Portugal e da TVI desde o arranque do canal, há 29 anos, e mostrou uma estação que praticamente morreu em agosto de 2009, quando Moniz saiu da empresa pela primeira vez.

A ficção é retratada por produções anteriores a essa data: 'Todo o Tempo do Mundo', 'Anjo Selvagem', e 'Equador', por exemplo. Também na informação, a peça culmina com a criação da TVI24 (entretanto este canal morreu e nasceu a CNN, mas este não é referido). A seguir, outro jornalista da casa, Francisco Prates, recorda em maior detalhe o primeiro consulado de Moniz, incluindo a resposta de Moniz a José Sócrates, quando o então primeiro-ministro deu uma entrevista a acusar o jornal de Manuela Moura Guedes de ser "um jornal travestido". Curiosamente, Sócrates disse-o na RTP, durante uma entrevista ao mesmo José Alberto Carvalho que apareceu agora, desconfortável em estúdio, por coincidência a uma sexta-feira, a entrevistar Moniz no regresso ao cargo de onde saiu por causa de Sócrates e da tal entrevista à RTP.

O regressado patrão da TVI prometeu "reerguer a empresa", deduz-se que do buraco onde está desde 2009. Ao contrário do que se terá temido na SIC, este jornal de sexta da TVI perdeu, fez 18,4% de share, contra 20,1% do Jornal da Noite'. Está lançado o grande duelo.                                  

PROGRAMAÇÃO - FEVEREIRO É SIC

Daniel Oliveira
Daniel Oliveira

A grande aposta de Queluz de Baixo em fevereiro vai falhar. A SIC vai manter a liderança do mercado, apesar do 'Big Brother', da Champions e do aniversário da TVI. O canal 3 está com um problema sério às 19 horas, e tentará recuperá-lo com o 'Casados.' Vai ser o momento-chave para Daniel Oliveira. A chegada de Moniz à direção-geral obrigará a concorrência a cometer menos erros. Na TVI, a possibilidade de sucesso depende da harmonia entre José Eduardo e Cristina. 

INFORMAÇÃO - A MARCA TVI

Judite Sousa
Judite Sousa

"A TVI tem de estar em muitos sítios ao mesmo tempo, com os seus produtos e marcas." A frase do novo diretor-geral traça linhas vermelhas com a estratégia do maior acionista, que importou parcerias estrangeiras em detrimento da TVI. Na informação, por exemplo. Quem tem razão é, naturalmente, Moniz. Não por acaso, o canal CNN não foi referido no jornal de sexta com José Eduardo. Muita coisa vai mudar nos próximos tempos na estação de Queluz de Baixo.

SOBE - PIET-HEIN

Piet-Hein Bakker e José Eduardo Moniz
Piet-Hein Bakker e José Eduardo Moniz Foto: Cofina Media

A sua carreira foi marcada por diversos sucessos no lançamento da Endemol em Portugal, incluindo o primeiro 'Big Brother.' Chega agora a um cargo (diretor da Plural Entertainment) onde pode ajudar a mudar a ficção nacional. A reconhecida qualidade do seu trabalho abre-nos a todos o apetite.

NEUTRO - JOSÉ FRAGOSO

José Fragoso
José Fragoso

A RTP está a preparar um documento com o balanço de tudo o que a televisão do Estado produz e realiza. Uma espécie de estados gerais do serviço público. Pode ter como objetivo mostrar à tutela o trabalho feito, mas ficamos curiosos para ver o documento final. Aparecerá seguramente num jornal "amigo" do poder da RTP. 

DESCE - CRISTINA FERREIRA

Cristina Ferreira
Cristina Ferreira

Foi o dia 1 da nova ordem na empresa, mas o aniversário ainda foi planeado e executado por Cristina Ferreira. A TVI ter perdido nas audiências o dia para a SIC é sua responsabilidade. Mais uma vez não soube pensar todo o dia, como tem de ser quando há um evento especial no horário nobre.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável