
Talvez tenha havido a tentação de repetir o fenómeno do pontapé do Marco. O Marco, recordo para os leitores mais novos que não sabem do que se trata, era um concorrente do primeiro 'Big Brother' de todos, no longínquo ano 2000. Deu um pontapé à Sónia, outra concorrente do mesmo programa, dentro da casa do 'BB'. Foi expulso pela produção, e nesse dia foi entrevistado no 'Jornal da TVI', por Manuela Moura Guedes. Tratou-se da verdadeira reviravolta nas audiências. A SIC levava anos de liderança consecutiva. A partir desse dia, tudo mudou. Curiosamente, tudo isto se passou no dia em que Jorge Sampaio se candidatou a Presidente da República, e por isso a abertura do jornal da TVI fez furor: o pontapé do Marco sobrepôs-se a Sampaio. Mas isto foi há mais de duas décadas. Agora, no 'Big Brother dos Famosos', Bruno de Carvalho foi captado pelas câmaras em ações agressivas, verbal e fisicamente, sobre a concorrente Liliana, com quem, aparentemente, desenvolveu alguma proximidade. Isso deu origem a um movimento de clara indignação, e culminou mesmo com uma queixa ao Ministério Público. Ora, perante isto, a TVI tinha duas alternativas: ou retirava de imediato o concorrente, ou deixava seguir. Deixou seguir, atribuindo a decisão da saída à tradicional "votação dos portugueses", telefonemas de espectadores que terão escolhido a saída do concorrente Bruno. Fica no ar a ideia de que a TVI tentou até ao limite ganhar com a situação. O público revoltou-se. Num dia tão atribulado, a TVI perdeu para a SIC, e talvez tenha perdido o mês, cavando o fosso entre o canal e alguns públicos mais atentos ao fenómeno, feminino mas não só, naturalmente. Está consumado o "desastre Bruno de Carvalho" para uma estação que, até sábado passado, sonhava em recuperar a liderança das audiências.
Tratou-se da verdadeira reviravolta nas audiências. A SIC levava anos de liderança consecutiva. A partir desse dia, tudo mudou. Curiosamente, tudo isto se passou no dia em que Jorge Sampaio se candidatou a Presidente da República, e por isso a abertura do jornal da TVI fez furor: o pontapé do Marco sobrepôs-se a Sampaio. Mas isto foi há mais de duas décadas. Agora, no 'Big Brother dos Famosos', Bruno de Carvalho foi captado pelas câmaras em ações agressivas, verbal e fisicamente, sobre a concorrente Liliana, com quem, aparentemente, desenvolveu alguma proximidade. Isso deu origem a um movimento de clara indignação, e culminou mesmo com uma queixa ao Ministério Público.
PROGRAMAÇÃO - SIC MAIS PERTO DE GANHAR
Vamos a contas: dos 13 dias que estavam em aberto, como vimos na semana passada, a SIC ganhou seis, de segunda a sábado. Pior: ganhou também um domingo à TVI, e logo aquele em que Bruno de Carvalho foi expulso da casa do 'Big Brother.' Parecia impossível, perante a dimensão da ameaça, mas a verdade é que a SIC se aproxima de mais uma vitória no mês, e talvez até por uma diferença superior à de janeiro. Cá estaremos para analisar. A acontecer, caberá a Moniz fazer o milagre da reviravolta. Estando a TVI atrás em fevereiro, se conseguir ultrapassar o concorrente em março dificilmente se deixará de dizer que tal mudança se deve à chegada do novo diretor-geral.
INFORMAÇÃO - ATENTADO EVITADO
As diversas perspetivas aplicadas à análise do caso do jovem detido em Lisboa quando alegadamente se preparava para realizar um massacre na faculdade dignificam o jornalismo. Tal como a PJ não podia ficar parada perante a dimensão da ameaça, aos jornalistas não se perdoaria se não tivessem descoberto o caso. Depois, tanto RTP, como SIC (a partir do segundo dia) ou TVI procuraram raspar o verniz que tinha sido passado sobre o caso, e descobriram as contradições que estão na base do perfil de João R.: do desenraizamento à solidão, da saúde mental aobullying, é complexa a realidade por trás deste caso.
SOBE - JOSÉ ALBERTO CARVALHO
O jornal de quinta-feira fez bem o seu trabalho, tratou os diversos ângulos da notícia sobre o atentado evitado em Lisboa, e obteve uma raríssima vitória sobre o jornal da SIC, algo que não acontecia há muitos meses.
DESCE - RODRIGO GUEDES DE CARVALHO
Em contraponto, o 'Jornal da Noite', da SIC, dedicou escassos 4 minutos ao tema. É difícil entender tamanho apagão nos critérios da estação. Perdeu, o que é muito raro, mas essa derrota prova que a diferença entre ganhar e perder passa efetivamente por fazer um bom ou um mau noticiário. Os conteúdos contam.
DESCE - CRISTINA FERREIRA
É o rosto do enorme imbróglio montado em redor do caso Bruno de Carvalho. O concorrente seria uma arma para a estação, mas esteve demasiado tempo dentro da casa. Pior: sai tarde demais até em relação às queixas de violência sobre uma concorrente. Veremos a dimensão dos danos reputacionais deste caso para a TVI.