'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

O futsal já cria heróis

Final do Europeu teve audiência digna de jogo de futebol. A chegada a Portugal dos jogadores da Selecção Nacional levou uma pequena multidão às ruas, em domingo de Carnaval, provando a capacidade de mobilização da modalidade.
16 de fevereiro de 2018 às 19:43

O jogo entre Portugal e Espanha, que decidiu o título europeu de futsal, teve uma audiência média de 1,473 milhões de pessoas, com mais de 32% de share em horário nobre. O minuto mais visto do dia foi às 21:30, quando a decisão se aproximava: quase 2 milhões de portugueses estavam agarrados ao canal 1.

A RTP ganhou o dia, com 17,3%, superiorizando-se à TVI e à SIC, algo que, este ano, só tinha acontecido com a Taça da Liga de futebol. Um sucesso que deixa a nu a opção inicial da RTP. Por bizarro que pareça, a televisão do Estado tinha programado o Europeu de futsal para o canal 2, e mudou de planos "in extremis".

No dia a seguir à vitória lusitana, a chegada da Selecção fez lembrar o triunfo em França: houve uma pequena multidão no aeroporto, houve câmaras atrás do autocarro, houve recepção em Belém, houve povo na rua, houve, em suma, nova onda de nacionalismo, sempre regada pelo sucesso.

O futsal consagra-se como segunda modalidade nacional, a seguir ao futebol. O crescimento televisivo do futsal tem sido prejudicado pela inconstância estratégica da TVI24, que não percebeu o que tinha nas mãos, e desvalorizou o produto, ao misturá-lo com desportos de minorias.

Mas a capacidade de valorização de eventos, por parte da Federação, sempre que está em causa a equipa nacional, bem como o amadurecimento de Ricardinho, estrela global à imagem de CR7, são factores que têm transformado a modalidade num espectáculo televisivo, nalguns momentos mais intenso que o próprio futebol – a emoção dos derradeiros instantes da final aí está para o provar.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável