'
FLASH!
2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

O futsal já cria heróis

Final do Europeu teve audiência digna de jogo de futebol. A chegada a Portugal dos jogadores da Selecção Nacional levou uma pequena multidão às ruas, em domingo de Carnaval, provando a capacidade de mobilização da modalidade.
16 de fevereiro de 2018 às 19:43

O jogo entre Portugal e Espanha, que decidiu o título europeu de futsal, teve uma audiência média de 1,473 milhões de pessoas, com mais de 32% de share em horário nobre. O minuto mais visto do dia foi às 21:30, quando a decisão se aproximava: quase 2 milhões de portugueses estavam agarrados ao canal 1.

A RTP ganhou o dia, com 17,3%, superiorizando-se à TVI e à SIC, algo que, este ano, só tinha acontecido com a Taça da Liga de futebol. Um sucesso que deixa a nu a opção inicial da RTP. Por bizarro que pareça, a televisão do Estado tinha programado o Europeu de futsal para o canal 2, e mudou de planos "in extremis".

No dia a seguir à vitória lusitana, a chegada da Selecção fez lembrar o triunfo em França: houve uma pequena multidão no aeroporto, houve câmaras atrás do autocarro, houve recepção em Belém, houve povo na rua, houve, em suma, nova onda de nacionalismo, sempre regada pelo sucesso.

O futsal consagra-se como segunda modalidade nacional, a seguir ao futebol. O crescimento televisivo do futsal tem sido prejudicado pela inconstância estratégica da TVI24, que não percebeu o que tinha nas mãos, e desvalorizou o produto, ao misturá-lo com desportos de minorias.

Mas a capacidade de valorização de eventos, por parte da Federação, sempre que está em causa a equipa nacional, bem como o amadurecimento de Ricardinho, estrela global à imagem de CR7, são factores que têm transformado a modalidade num espectáculo televisivo, nalguns momentos mais intenso que o próprio futebol – a emoção dos derradeiros instantes da final aí está para o provar.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

Será o maior Mundial de sempre

Será o maior Mundial de sempre

Mais de 4 mil quilómetros e quase 6 horas de voo separam algumas das sedes do Mundial, uma distância superior à largura de toda a Europa, de Lisboa à Rússia ou aos Urais. Para a televisão portuguesa, este será um Mundial complexo, por causa da diferença horária.
Na linha da meta

Na linha da meta

Mesmo que volte a ganhar, a SIC não vai esquecer tão cedo a forma como perdeu o mês de setembro. É sempre preciso trabalhar até ao fim. Nenhuma vitória acontece antes da linha da meta.
Mourinho Superstar

Mourinho Superstar

A presença de Mourinho no futebol português aumenta o valor da liga, acrescenta interesse internacional, e fará necessariamente aumentar as audiências dos jogos e de todo o espetáculo em redor da competição.
TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável