'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Olimpíada da RTP2

Os jogos olímpicos elevaram o 'Dois' a um patamar que o canal não costuma alcançar
14 de agosto de 2024 às 10:59
Jogos Olímpicos
Jogos Olímpicos

Toda a programação dos Jogos Olímpicos elevou o canal 2 do Estado a um nível de audiências que é raro obter. A RTP2 foi o canal dos Jogos de Paris. Chega ao fim da competição com uma impressionante média de 4,9% de share, praticamente metade do canal 1. Há muitos anos que não havia tantos portugueses a verem a ‘Dois’.

O que é que isto nos diz? Várias coisas. Em primeiro lugar, que a RTP fez mal, enquanto empresa, em reservar o grosso da programação dos Jogos Olímpicos para a antena do segundo canal. Se tivesse emitido mais tempo na RTP1 poderia potenciar o fenómeno, talvez até pudesse ter liderado o mês.

Em segundo lugar, diz-nos que a empresa tem canais a mais: veja-se o exemplo da RTP3, que emitiu em simultâneo com a RTP2 muitas das provas com os atletas portugueses com mais hipóteses de ganhar medalha. Em terceiro lugar, diz-nos sobretudo que os Jogos Olímpicos foram um péssimo negócio para a televisão do Estado, porque mesmo com mais audiência num dos canais o evento é seguramente muito deficitário, além de conter tantas competições que a maior parte delas fica de fora das transmissões.

Os Jogos Olímpicos parecem uma grande vitória para a RTP: na verdade, são um problema complexo, de que os líderes da empresa gostariam de se ver livres.

Enviados a Paris

Parece Impossível

Rúben Amorim

Neutro

Luís Montenegro

A Descer

Hernâni Carvalho

Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de Grelha da Semana

Na linha da meta

Na linha da meta

Mesmo que volte a ganhar, a SIC não vai esquecer tão cedo a forma como perdeu o mês de setembro. É sempre preciso trabalhar até ao fim. Nenhuma vitória acontece antes da linha da meta.
Mourinho Superstar

Mourinho Superstar

A presença de Mourinho no futebol português aumenta o valor da liga, acrescenta interesse internacional, e fará necessariamente aumentar as audiências dos jogos e de todo o espetáculo em redor da competição.
TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável