
Toda a programação dos Jogos Olímpicos elevou o canal 2 do Estado a um nível de audiências que é raro obter. A RTP2 foi o canal dos Jogos de Paris. Chega ao fim da competição com uma impressionante média de 4,9% de share, praticamente metade do canal 1. Há muitos anos que não havia tantos portugueses a verem a ‘Dois’.
O que é que isto nos diz? Várias coisas. Em primeiro lugar, que a RTP fez mal, enquanto empresa, em reservar o grosso da programação dos Jogos Olímpicos para a antena do segundo canal. Se tivesse emitido mais tempo na RTP1 poderia potenciar o fenómeno, talvez até pudesse ter liderado o mês.
Em segundo lugar, diz-nos que a empresa tem canais a mais: veja-se o exemplo da RTP3, que emitiu em simultâneo com a RTP2 muitas das provas com os atletas portugueses com mais hipóteses de ganhar medalha. Em terceiro lugar, diz-nos sobretudo que os Jogos Olímpicos foram um péssimo negócio para a televisão do Estado, porque mesmo com mais audiência num dos canais o evento é seguramente muito deficitário, além de conter tantas competições que a maior parte delas fica de fora das transmissões.
Os Jogos Olímpicos parecem uma grande vitória para a RTP: na verdade, são um problema complexo, de que os líderes da empresa gostariam de se ver livres.
Enviados a Paris
Parece Impossível
Rúben Amorim
Neutro
Luís Montenegro
A Descer
Hernâni Carvalho