'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Os vídeos de Sócrates

Com a justiça a funcionar no processo do ex-primeiro-ministro, é hora de o jornalismo fazer o seu próprio balanço das implicações de um caso que entra para a História da democracia portuguesa.
20 de abril de 2018 às 11:07

CMTV e SIC começaram a emitir os vídeos dos interrogatórios judiciais a José Sócrates. Um furo jornalístico tremendo por parte das duas estações. Trata-se do caso judicial mais importante da democracia portuguesa. Aqui chegados, é hora de fazer um primeiro balanço das implicações da Operação Marquês no nosso jornalismo.

Até agora, poucas consequências foram tiradas pela generalidade dos órgãos de comunicação social que ignoraram sistematicamente o processo. Pior: alguns deles denegriram outros jornalistas que investigaram e que, em vez de receberem os prémios que na pátria dos pulitzers açambarcariam, foram vítimas de menosprezo intelectual nos salões dos preguiçosos vaidosos. Como a TVI, por exemplo, que, por impulso censório, deixou de mostrar as capas do Correio da Manhã. Colocar Sócrates a comentar a prisão de Lula foi o mais recente episódio do teatro do absurdo em que se transformou a informação do canal.

O caso Sócrates teve efeitos profundos na justiça, na política e na economia portuguesas. Proporcionou, apesar das resistências, um questionamento de padrões éticos e comportamentais, algo mais profundo e muito diferente da mera implicação criminal. Será que só o jornalismo ficará imune? Continuarão a enlamear a profissão todas as marionetas que pulularam durante os anos Sócrates, e que lhe conseguiram sobreviver? Penso em comentadores, colunistas, jornalistas e directores que tentam manter-se à tona com a prática da espargata nas matérias éticas.

Os portugueses conhecem-nos a todos. E, em Portugal, os actos têm de passar a ter consequências.

Gonçalo sai após festival?

As finanças chumbaram a administradora financeira proposta para a nova equipa dirigente da RTP. Como resultado, a recondução de Gonçalo Reis está num impasse, o que só fará sentido se configurar uma forma de forçar a saída, logo após o Eurofestival, do chefe de uma equipa cheia de situações cinzentas. 

Adeus, brasileirão

Chegou ao fim, de forma tão discreta como arrancou, o reinado do futebol brasileiro na SIC Radical. A opção foi bizarra, e o director do canal até conseguiu culpar os espectadores, porque, diz ele, "gostam de clubes e não de futebol". Apesar do erro, honra a Pedro Boucherie Mendes, que deu a cara pelo fim deste flop na SIC Radical. 

Futebol espectáculo

A liga portuguesa é uma das mais emocionantes do mundo. Indiferentes ao discurso inflamado dos directores de comunicação, os futebolistas produzem óptimos espectáculos, com suspense até ao fim, e 4 candidatos ao título. Isto é o primeiro antídoto contra o politicamente correcto que rodeia o futebol: a nossa liga é fenomenal.  Outro dos lugares-comuns que urge combater diz que os comentadores poluem o ambiente. Pelo contrário: o sucesso do futebol vem do enorme impacto dos programas que discutem o jogo. Vamos assumi-lo sem complexos! 

Marcelo em castelhano

Sempre tão atento aos símbolos, foi curioso ver o presidente da República a expressar-se amiúde em castelhano durante a recente visita a Espanha. Sinal de maturidade, ou descuido de um político que vive da criação de laços de afectividade? Estou em crer que os portugueses já entendem sem complexos a necessidade de uma relação madura com o vizinho espanhol, mas que há riscos para o presidente Marcelo, lá isso há.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável