'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

O segredo da CMTV

Celebra-se este sábado o aniversário da estação. A criação do canal do Correio da Manhã, líder da informação, é o principal acontecimento da década na indústria dos media em Portugal, e tem um rosto por trás: Octávio Ribeiro, autor da ideia do canal.
16 de março de 2018 às 14:37
CMTV, Francisco Penim, José Carlos Castro, Octávio Ribeiro, Carlos Rodrigues, Armando Esteves Pereira
CMTV, Francisco Penim, José Carlos Castro, Octávio Ribeiro, Carlos Rodrigues, Armando Esteves Pereira Foto: Cofina Media

Faz este sábado 5 anos que nasceu a CMTV. É o tempo certo para fazer um primeiro balanço. Trata-se do principal acontecimento da década na indústria dos media em Portugal.

De início, o canal foi emitido apenas na plataforma MEO, e só em Janeiro de 2016 chegou à plataforma NOS. Mesmo assim, ainda faltavam quase 2 anos para que o canal chegasse a 100% do cabo, o que acontece em Dezembro do ano passado, quando entra na Vodafone e na Nowo, sempre na posição 8.

Apesar de tantas limitações, em 2017 a CMTV atingiu a liderança do cabo, chegou à liderança entre os canais de informação, e ganhou mais de 300 dias do ano. Por tudo isto, este aniversário redondo é, também, a ocasião certa para fazer outro balanço, e um reconhecimento justo e raro nesta profissão: estamos perante um sucesso estrondoso que se baseia na visão do jornalista que imaginou o modelo da CMTV, Octávio Ribeiro, autor de uma criação que, se analisarmos com seriedade, antes de acontecer era tudo menos evidente.

Explicar o modelo começa, hoje, a ser possível: baseia-se na capilaridade nacional da redacção do CM, com meios de directo em todo o País; na opção editorial pela proximidade, que revolucionou as agendas noticiosas; e numa aposta séria no jornalismo de investigação, área que andava desaparecida das tvs portuguesas. O maior triunfo da ideia inicial de Octávio Ribeiro, plasmada no projecto CMTV, é este: quer a ocorrência do dia-a-dia, quer o grande esquema de corrupção, investigado doa a quem doer, está neste canal, melhor e primeiro. Os portugueses já sabem: é notícia? Está na CMTV!

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável