'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

SIC vai perder o ano

O canal 1 perdeu 7 mil espectadores de agosto de 2023 a agosto deste ano. Já a SIC viu fugirem 16 mil pessoas. A TVI, pelo contrário, cresceu e tem mais 15 mil pessoas a verem o canal, em média, a cada minuto do mês.
21 de agosto de 2024 às 11:46
TVI
TVI

A 14 dias do fim do mês, agosto, tudo indica, voltará a ter a liderança da TVI. A estação de Moniz leva quase um ponto percentual de vantagem, o que indicia uma tendência de estabilização, uma vez que já terminaram os grandes eventos desportivos que marcaram o verão.

Se compararmos o balanço com o mesmo mês do ano anterior, verificamos que há sinais de estabilização no consumo de generalistas em sinal aberto, mas com clara inversão na hierarquia dos canais. Comparando o consumo conjugado de RTP1, SIC e TVI, há apenas menos 8 mil espectadores, em média.

Pouca perda para o período de um ano, sobretudo quando se fala na queda do consumo generalista. Mas a perda conjugada de 8 mil espectadores esconde uma realidade dura para a RTP e SIC, por contraponto com a TVI. Vejamos: o canal 1 perdeu 7 mil espectadores de agosto de 2023 a agosto deste ano. Já a SIC viu fugirem 16 mil pessoas. A TVI, pelo contrário, cresceu e tem mais 15 mil pessoas a verem o canal, em média, a cada minuto do mês.

O efeito deste movimento é a liderança clara da TVI, que cresce, num ano, de 13,5% de share para 14,2%, enquanto a SIC faz o percurso inverso, de 14% para 13,3% este ano. Empiricamente, é fácil cair na tentação de explicar o último ano da televisão como o da transferência de 0,7% diretamente da SIC para a TVI, enquanto a RTP continua a longa queda. A continuar assim, a TVI ganhará o ano, mesmo que perca por poucos mais algum mês até dezembro.

Fogo na Madeira

Os jornais na CNN

Luís Montenegro

A Subir

Pedro Nuno Santos

A Descer

Miguel Albuquerque

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável