'
FLASH!
2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

SIC vai perder o ano

O canal 1 perdeu 7 mil espectadores de agosto de 2023 a agosto deste ano. Já a SIC viu fugirem 16 mil pessoas. A TVI, pelo contrário, cresceu e tem mais 15 mil pessoas a verem o canal, em média, a cada minuto do mês.
21 de agosto de 2024 às 11:46
TVI
TVI

A 14 dias do fim do mês, agosto, tudo indica, voltará a ter a liderança da TVI. A estação de Moniz leva quase um ponto percentual de vantagem, o que indicia uma tendência de estabilização, uma vez que já terminaram os grandes eventos desportivos que marcaram o verão.

Se compararmos o balanço com o mesmo mês do ano anterior, verificamos que há sinais de estabilização no consumo de generalistas em sinal aberto, mas com clara inversão na hierarquia dos canais. Comparando o consumo conjugado de RTP1, SIC e TVI, há apenas menos 8 mil espectadores, em média.

Pouca perda para o período de um ano, sobretudo quando se fala na queda do consumo generalista. Mas a perda conjugada de 8 mil espectadores esconde uma realidade dura para a RTP e SIC, por contraponto com a TVI. Vejamos: o canal 1 perdeu 7 mil espectadores de agosto de 2023 a agosto deste ano. Já a SIC viu fugirem 16 mil pessoas. A TVI, pelo contrário, cresceu e tem mais 15 mil pessoas a verem o canal, em média, a cada minuto do mês.

O efeito deste movimento é a liderança clara da TVI, que cresce, num ano, de 13,5% de share para 14,2%, enquanto a SIC faz o percurso inverso, de 14% para 13,3% este ano. Empiricamente, é fácil cair na tentação de explicar o último ano da televisão como o da transferência de 0,7% diretamente da SIC para a TVI, enquanto a RTP continua a longa queda. A continuar assim, a TVI ganhará o ano, mesmo que perca por poucos mais algum mês até dezembro.

Fogo na Madeira

Os jornais na CNN

Luís Montenegro

A Subir

Pedro Nuno Santos

A Descer

Miguel Albuquerque

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

Será o maior Mundial de sempre

Será o maior Mundial de sempre

Mais de 4 mil quilómetros e quase 6 horas de voo separam algumas das sedes do Mundial, uma distância superior à largura de toda a Europa, de Lisboa à Rússia ou aos Urais. Para a televisão portuguesa, este será um Mundial complexo, por causa da diferença horária.
Na linha da meta

Na linha da meta

Mesmo que volte a ganhar, a SIC não vai esquecer tão cedo a forma como perdeu o mês de setembro. É sempre preciso trabalhar até ao fim. Nenhuma vitória acontece antes da linha da meta.
Mourinho Superstar

Mourinho Superstar

A presença de Mourinho no futebol português aumenta o valor da liga, acrescenta interesse internacional, e fará necessariamente aumentar as audiências dos jogos e de todo o espetáculo em redor da competição.
TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável