'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Pedro Chagas Freitas
Pedro Chagas Freitas COMO F***DER UM CASAMENTO Manual Prático para Mul

Notícia

Nação

Nação: s.f. Mentira usada para justificar o injustificável; nenhum território vale uma morte – há muito que estava mortinho por to dizer.
18 de setembro de 2017 às 19:36
Homem ao sol, ar livre, campo, aventura, homem
Homem ao sol, ar livre, campo, aventura, homem Foto: Getty Images

I

Só respirava em dias de sol.

Não era poesia: era doença.

Aquele homem só respirava ao sol: a enfermidade, diagnosticada precocemente e para a qual não havia denominação (muito menos cura), obrigava-o a viajar de cidade para cidade, de país para país, à procura do astro-rei. Aguentava, no máximo, dez horas sem ter o sol a bater directamente em si – e nenhuma máquina (tentou-se solário, tentou-se sprays bronzeadores, lâmpadas artificiais das mais diversas espécies e proveniências) o substituía.

Não era dependência: era sobrevivência.

Quis o destino que, certo dia, numa das muitas viagens que fazia, se cruzasse no aeroporto com uma jovem mulher, por quem se apaixonou, que tinha uma doença peculiar: só respirava em dias cinzentos.

Não era ironia: era pedagogia.

A solução encontrada foi simples: namoravam entre viagens, em períodos (e locais) de transição: aeroportos, estações, centrais de camionagem. Assim casaram, assim foram vivendo juntos, aproveitando cada momento de transição como se fosse um momento de paixão.

Não era uma bênção: era uma decisão.

Quando ela engravidou, desde logo a questão se colocou: com quem irá viver a criança? Preferirá viver ao sol ou à chuva?

Sinceramente ainda não decidi.

II

Titan disse: saltar é o voo dos pobres.

Ritha disse: comprar é o amor dos ricos.

Ambos se assustaram quando ouviram o alarme da loja de roupa, de onde estavam a sair, a tocar.

"Até saltaram de medo", disse quem os viu.

III

Eram tecnofreaks. Chamaram iVone à filha.

IV

Titan aspirava o seu lixo com a boca: "o que é meu é meu, mesmo que seja lixo".

Ritha não se incomodava com isso, ao contrário do médico que teve de o operar de urgência, com complicações intestinais, várias vezes.

V

iVone era uma criança viciada em dados. Estava sempre a atirá-los e levava-os para todo o lado. Era, no fundo, como toda a gente da família: não sabia viver sem dados móveis.

VI

Titan e Ritha tinham a mesma preferência sexual: ela de quatro, ele por trás. Era, efectivamente, a única posição em que ambos podiam ver-se, enquanto se possuíam, no espelho gigante que tinham na cabeceira da cama.

VII

Ao olhar pela primeira vez para a nova babysitter de iVone, Titan sentiu a respiração, subitamente, a faltar. "Tem calma. Já passou", descansou-o Ritha, já depois de tapar a pequena frincha de luz que queria entrar pelas frinchas da persiana.

Nação: s.f. Espaço delimitado por aquilo que sentes; só o que amas, mesmo que não o seja fisicamente, é teu.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de COMO F***DER UM CASAMENTO Manual Prático para Mulheres e para Homens

COMO F*DER UM CASAMENTO  18. PASSAR UM DIA SEM UM BEIJO.

COMO F*DER UM CASAMENTO 18. PASSAR UM DIA SEM UM BEIJO.

Saíste. E nem um beijo. Simplesmente foste. Tinhas certamente muito em que pensar, a empresa, as preocupações, as contas para pagar, os desafios que te esperam, mas foste sem um beijo. Deixaste um até logo distante, que quando foi falado já não estava aqui.
COMO F*DER UM CASAMENTO  15. SER RACIONAL.

COMO F*DER UM CASAMENTO 15. SER RACIONAL.

Eu sei: a culpa é minha. A culpa é minha e desta minha cabeça que não pára de pensar. Que não pára de questionar. Que não pára de querer entender tudo e mais alguma coisa.
COMO F*DER UM CASAMENTO 14. CEDER À PREGUIÇA

COMO F*DER UM CASAMENTO 14. CEDER À PREGUIÇA

CARTA AO PREGUIÇOSO ARREPENDIDO: Meu grandessíssimo burro, como querias tu que a paixão resistisse, que a nossa vida, tal qual a sonhámos resistisse, se simplesmente te deixaste cair na preguiça? Como?
COMO F***DER UM CASAMENTO  11. MAGOAR.

COMO F***DER UM CASAMENTO 11. MAGOAR.

Somos do tamanho do que impedimos em nós para magoar quem amamos. Em mim impeço tudo. Se sei que te pode magoar, paro. Se sei que te pode magoar, respiro, acalmo. E não faço.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável