'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Pedro Chagas Freitas
Pedro Chagas Freitas COMO F***DER UM CASAMENTO Manual Prático para Mul

Notícia

Pedro Chagas Freitas: Jaula

Jaula: s.f. Espaço reservado aos desamados; só quem nunca amou pode acreditar que o amor serve para prender; um amor que prende não é amor nenhum, mas um amor que larga também não é amor nenhum.
03 de abril de 2017 às 07:00
Casal apaixonado, praia, amor
Casal apaixonado, praia, amor

(os dez decretos dos apaixonados)

      Só está à altura das tuas lágrimas aquele que faz tudo para que nunca chores.

Chorar, quando se ama, é sempre a dois. Tal como rir, quando se ama, é sempre a dois. O que um sente o outro sente – ou, se não sente, quer sentir e, de tanto querer, acaba por sentir também. Quando olhares para alguém apaixonado estás a ver duas pessoas. Ou então não é amor nenhum. 

  1.      A vida é um acto de coragem. Tudo o resto vem por acréscimo.

Amar é um acto de coragem. Nenhum amor sobrevive ao medo, mas também nenhum amor sobrevive à falta dele. Ama-se sempre com medo e com coragem. Amar é tremer e ir em frente em passos trémulos e ainda assim seguros. Ou então não é amor nenhum. 

  1.      O destino não é como acabas; é por onde passas.

Sente-se o que se percorre, não onde se termina. És muito mais a estrada do que o lugar onde a estrada acaba. Ama-se o que se percorre juntos. Ou então não é amor nenhum. 

  1.      Só quem aproveita o tempo lhe pode sentir a falta.

O amor eterniza e torna breve ao mesmo tempo. Ou então não é amor nenhum. 

  1.      O maior erro é fazeres apenas o que pensas conseguir fazer. Nada do que mudou o mundo estava planeado.

O que interessa não vem na agenda. O amor é o que ultrapassa o interior do que estava previsto. Ou então não é amor nenhum. 

  1.      O grande segredo para uma vida melhor é uma memória de erros à prova de bala. A infelicidade nasce, em grande parte, de erros que já cometeste mas dos quais periodicamente te esqueces.

A memória serve para amar: para amar várias vezes o que merece ser amado várias vezes. E serve, mais ainda, para selecionar; é certo que te vais lembrar, quando amas, de momentos dolorosos; mas também é certo que, quando amas, te vais esquecer conscientemente deles. Ou então não é amor nenhum. 

  1.      O erro não é fazer errado; é sobretudo não fazer.

Os apaixonados fazem. É essa uma das suas principais características: fazer, tentar, arriscar, ousar. Pode doer, claro; mas não fazer dói mais. Ou então não é amor nenhum. 

  1.      Promete para ti, cumpre para os outros. 

Compromisso: eis aquilo que está na base da fiabilidade do que te une a quem amas. Compromisso absoluto: ou estás com tudo ou não vales nada. Ou então não é amor nenhum. 

  1.      Miserável de quem nunca está satisfeito: jamais será livre.

Estar satisfeito não é estar parado, não confundas. Mexe-te, reinventa-te no meio do que amas. Mas não asfixies o tanto que tens com o tanto que julgas precisar de ter. Relaxa. Encontra motivos para que uma liberdade singular te deixe respirar. Ama-se apesar de tudo, e sobre tudo ainda mais. Ou então não é amor nenhum.

  10.    Sabedoria é, ao ver alguém marchar no passo errado, não dizer que está incorreto, mas antes perceber que está a ouvir outra marcha.

Todos caminhamos o nosso passo. Caminhar a dois é perceber que nem sempre andaremos ao mesmo ritmo, nem sequer optaremos sempre pelas mesmas decisões em todos os momentos – não porque não nos amemos, mas precisamente por nos amarmos. Ama-se o que nos faz diferentes sem nos mudar. Ou então não é amor nenhum.

 Jaula: s.f. Monumento à burrice; se nem um, e nenhum, animal é feliz enjaulado, como pode um amor sê-lo?

você vai gostar de...

Mais notícias de COMO F***DER UM CASAMENTO Manual Prático para Mulheres e para Homens

COMO F*DER UM CASAMENTO  18. PASSAR UM DIA SEM UM BEIJO.

COMO F*DER UM CASAMENTO 18. PASSAR UM DIA SEM UM BEIJO.

Saíste. E nem um beijo. Simplesmente foste. Tinhas certamente muito em que pensar, a empresa, as preocupações, as contas para pagar, os desafios que te esperam, mas foste sem um beijo. Deixaste um até logo distante, que quando foi falado já não estava aqui.
COMO F*DER UM CASAMENTO  15. SER RACIONAL.

COMO F*DER UM CASAMENTO 15. SER RACIONAL.

Eu sei: a culpa é minha. A culpa é minha e desta minha cabeça que não pára de pensar. Que não pára de questionar. Que não pára de querer entender tudo e mais alguma coisa.
COMO F*DER UM CASAMENTO 14. CEDER À PREGUIÇA

COMO F*DER UM CASAMENTO 14. CEDER À PREGUIÇA

CARTA AO PREGUIÇOSO ARREPENDIDO: Meu grandessíssimo burro, como querias tu que a paixão resistisse, que a nossa vida, tal qual a sonhámos resistisse, se simplesmente te deixaste cair na preguiça? Como?
COMO F***DER UM CASAMENTO  11. MAGOAR.

COMO F***DER UM CASAMENTO 11. MAGOAR.

Somos do tamanho do que impedimos em nós para magoar quem amamos. Em mim impeço tudo. Se sei que te pode magoar, paro. Se sei que te pode magoar, respiro, acalmo. E não faço.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável