'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Os sabichões

Mesmo disponível só no MEO e na NOS, a CMTV vai continuar a galgar terreno e a envergonhar aqueles que se julgavam – e julgam – os sabichões da televisão.
25 de março de 2017 às 06:00

"Paulo, não há espaço para mais uma televisão em Portugal. Nem espaço nem dinheiro", disse-me alguém da SIC, no início de Março de 2013, a poucos dias, portanto, do arranque da CMTV. Como ele, outros responsáveis, agora da RTP e da TVI, defendiam, com toda a convicção, a mesma tese: a de que o mercado, a viver uma grave crise, acabaria rapidamente por liquidar o sonho, esse maldito sonho, da Cofina. Lembrei-me disso tudo na sexta-feira, 17, quando vi Luís Santana, administrador, Octávio Ribeiro, director, e Carlos Rodrigues, director-adjunto, juntos, a apagarem as velas do bolo. 

Em quatro anos, a CMTV, formada na sua maioria por profissionais muito jovens mas irreverentes, destemidos, ansiosos por darem notícias, tornou-se líder no cabo, ao contrário do que vaticinavam os tais profetas da desgraça, bem à frente da concorrência, com 2,5 de share. A SIC Notícias, uma referência no passado, parece estar parada no tempo, e os 2,0 são o melhor exemplo disso; a TVI24, hoje mais Sport TV do que um canal de informação, fica-se pelos 1,5; e a RTP3, aquela que tem um manancial humano, técnico e financeiro infinito, anda na rua da amargura, com uns miseráveis 0,8. Mesmo disponível só no MEO e na NOS, a estação da Cofina vai continuar a galgar terreno e a envergonhar aqueles que se julgavam – e julgam – os sabichões da televisão.

'Pesadelo na Cozinha', formato elogiado por mim na última edição, ganhou mais de 100 mil espectadores, de um domingo para o outro. Melhor era impossível. Sinceramente, não sei até onde poderá ir mais o chef Ljubomir Stanisic nas audiências, sei que a TVI tem aqui ouro nas suas mãos. Saiba ela guardá-lo religiosamente.

A uma semana da final, 'Agarra a Música', apresentado por Cláudia Vieira e João Paulo Rodrigues, na SIC, foi esmagado por 'Pesadelo na Cozinha', da TVI, e, ainda, por 'Got Talent', perdendo por mais de 300 mil espectadores para o velho concurso da RTP1. Segue-se em Carnaxide, a 2 de Abril, 'Dueto Perfeito', com João Manzarra, essa grande referência do entretenimento...           

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável