
1. O início do ano está a ser agitado nas televisões privadas. O ‘Big Brother Famosos’ trouxe um novo fôlego à TVI, e a SIC parece não ter encontrado o antídoto para combater o ‘reality show’ da concorrência. Se Bruno de Carvalho, o dínamo daquilo tudo, se mantiver na casa, que um dia alguém classificou como a mais valiosa do País, a estação de Balsemão sofrerá, se não descobrir uma alternativa eficaz. Para já, o calculista e frio Daniel Oliveira parece agarrado à formatação clássica da grelha e tolhido de movimentos.
2. São inúmeros os rumores sobre mexidas nos comandos da TVI, em várias áreas. Se deixarem de ser rumores e passarem a factos em Queluz de Baixo, não é de excluir um aumento de dificuldades para o diretor de Programas da SIC e, por arrasto, para a família Balsemão. As próximas semanas prometem – e já não estou a falar de audiências.
3. Filomena Cautela confessou o que muitos profissionais de excelência da nossa TV pensam sobre aqueles que vão surgindo no ecrã, mas nunca o assumem publicamente – só em voz baixa, entre amigos. Numa entrevista, a estrela da RTP acha "o futuro da apresentação deplorável": "Está a caminhar-se para um lugar em que o apresentador não tem de ter formação, cultura geral, não tem de escrever e refletir sobre aquilo que vai dizer…" Mais à frente, outra constatação: que o sucesso nas redes sociais se sobrepõe ao talento.
Sem nunca apontar nomes, Filomena pôs o dedo na ferida, cada vez mais evidente na TVI. A mim, por exemplo, não faz sentido ver Fanny com um microfone na mão. Ou Ben. Ou um tal de Valentim – Helena Coelho era outra, mas já bateu com a porta e voltou a ser ‘influencer’ a 100 por cento. Fez muito bem.
4. Domingo, 23, chega ao fim mais uma temporada do ‘The Voice’. Ora, aqui está um grande programa de TV, com uma produção (Shine Iberia) fabulosa, com dois apresentadores (Catarina Furtado e Vasco Palmeirim) de qualidade, com quatro mentores (António Zambujo, Aurea, Diogo Piçarra e Marisa Liz) empáticos e, claro, com bons concorrentes, que lutam apenas por um lugar na música. Parabéns a todos, já com saudades da vossa companhia, na RTP1.