'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Fim à ordinarice

Num país que continua a ignorar a cultura, a ‘Casa dos Segredos’ vai sendo líder de audiências aos domingos à noite. Lá em casa, até porque quem manda é a Leonor, vê-se o ‘Got Talent’.
07 de abril de 2018 às 11:25
Sílvia Alberto e Pedro Fernandes
Sílvia Alberto e Pedro Fernandes

"Pai, hoje é dia de ‘Got Talent’", diz-me a Leonor, de 8 anos, com um sorriso rasgado no rosto. Todos os domingos, pouco depois de acordar, diz-me isto. E assim se cumpre o ritual, sempre à noite. Nas férias da Páscoa, eu e a mãe deixámo-la ver o concurso da RTP1 até ao fim – durante o período escolar, vê o início e depois, entre segunda e sexta-feira, assiste ao resto – e vale a pena, de facto, acompanhar este formato produzido superiormente pela Fremantle Media. Vale a pena porque há ali momentos extraordinários de magia pura, seja ela em que vertente for: da música à ginástica, passando pela dança e pelo ilusionismo, há ali tudo. Não é por acaso que Cuca Roseta chora, que Pedro Tochas se emociona, e até, imagine-se, o zangado Manuel Moura dos Santos já carregou no tão desejado Botão Dourado, rendido ao que assistiu em palco.

Num país que continua a ignorar a cultura e os seus múltiplos agentes – só se lembram dela e deles nas campanhas eleitorais? –, dá gosto ver crianças a reclamarem por mais apoios do Estado e, no último episódio, por exemplo, questionadas por um jurado se tinham como objectivo vencerem o ‘Got Talent’, uma responder, na sua inocência, que gostava de ouvir dois ou três "sim". Acredito que o mundo pode ser melhor, sim, com a televisão também a dar uma ajuda lá em casa, junto das famílias, e é por isso que não gosto da ‘Casa dos Segredos’, que passa na TVI aos domingos à noite, à mesma hora, onde reinam a intriga, a ordinarice, o sexo e o álcool. O ‘reality show’ é líder de audiências, é verdade, mas quem disse que ser primeiro é ser melhor?  

2. Se a TVI quiser ser vista junto dos portugueses como uma referência, e é para milhares de portugueses, não pode continuar a permitir que alguns dos seus comentadores vistam o fato de profissionais independentes… quando não o são. Na Sexta-Feira Santa, por exemplo, ouvi de um deles, durante o Benfica-Sporting em andebol, o seguinte, traído certamente pelas emoções de… adepto do clube da Luz: "Não conseguimos marcar e ficamos logo em desvantagem com a eficácia do nosso opositor." Um conselho aos responsáveis da estação, que detém os direitos de transmissão desta modalidade, do futsal e do hóquei, a poucas semanas da decisão dos campeonatos nacionais: apostem na credibilidade, e terão, de certeza, muitos mais espectadores.

 

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável