'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

José Eduardo Moniz ataca na TVI

O efeito combinado da eficácia das novelas, que lideram quase sempre nos seus horários, e do crescimento do ‘Big Brother’, após semanas a vacilar, constitui indício de que a programação da SIC está vulnerável. Se a estação de Queluz de Baixo der uma personalidade clara à sua Informação, que parece começar a desenhar-se, o canal de Balsemão tremerá.
22 de outubro de 2022 às 00:00
José Eduardo Moniz
José Eduardo Moniz

1. É difícil prever o que se vai passar no próximo ano. Não há uma bola de cristal que consiga. No entanto, há sinais de que 2023 poderá trazer um recrudescimento do combate entre a TVI e a SIC pela liderança, cada vez mais intenso. Este mês de outubro, por exemplo, está a mostrar um estreitamento da diferença entre as duas estações. O efeito combinado da eficácia das novelas da estação de Queluz de Baixo, que lideram quase sempre nos seus horários, e do crescimento do ‘Big Brother’, após semanas a vacilar, constitui indício de que a programação do rival está vulnerável. Se a dupla José Eduardo Moniz/Nuno Santos conseguir dar uma personalidade clara à sua Informação, que parece começar a desenhar-se, o canal de Balsemão tremerá.

E é aqui que estará a chave do sucesso da TVI, na Informação. De facto, os jornais das 13:00 e das 20:00 – muito este, obviamente – já começam a dar notícias exclusivas, a marcar a agenda nacional. Passou a haver mais e melhor investigação, acutilante e a pôr o dedo na ferida nos problemas reais dos portugueses, com a estação a tentar voltar a ser o contrapoder no País, hoje sob uma maioria absoluta do PS – no sábado à noite, abriu com as manifestações da CGTP, que juntou milhares de pessoas em Lisboa e Porto. O diretor-geral – como rosto de ‘Perplexidades’, à sexta-feira –, o reforço Sandra Felgueiras e o regressado Carlos Enes, um veterano do jornalismo, são apenas um cheirinho da mudança de paradigma em Queluz de Baixo.

A pedrada no charco seria, mesmo, a contratação de Manuela Moura Guedes, que quebrou o silêncio na ‘TV Guia’ desta semana, após os rumores das últimas semanas que dão conta do seu regresso à TVI. Não foi convidada, garante-nos, mas não fecha as portas a nada. Bem pelo contrário. A frase "sou jornalista, morrerei jornalista" resume-o na perfeição.       

2. César Mourão tem-se afirmado como âncora das noites de sábado da SIC, com ‘Terra Nossa’, mas nem tudo corre bem. No último episódio, o humorista falava para o seu auditório, de máscara no rosto, em Estremoz, na ascensão de Carlos a rei de Inglaterra quando a rainha Isabel II morresse. É verdade, é o que dá ter a sexta temporada toda gravada – um bafio infeliz a matar o talento do ator.

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável