
1. Sabe qual é a coisa que mais admiro em Ricardo Araújo Pereira? Não, não é o seu talento nem a sua inteligência para fazer humor, que, como bem sabemos, são únicos. É a coragem para enfrentar os poderosos do País, sejam eles quem forem. Ricardo não é forte com os fracos e fraco com os fortes, como muitos dos seus colegas. Não bate no Zé da Esquina, bate no Presidente da República – adoro isso.
No domingo, em ‘Isto É Gozar com Quem Trabalha’ (SIC), arrasou Marcelo Rebelo de Sousa, acerca do seu comportamento e atuação nos vergonhosos abusos sexuais na Igreja e que meteu ao barulho o bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas. Foram quase 20 minutos (brilhantes) a desmontar os episódios protagonizados entre os dois nos últimos dias. Com factos, com risos e, claro, com indignação, por vermos o que se pode realmente fazer nos bastidores do poder.
Ainda no domingo, o humorista, de 48 anos, virou-se para o primeiro-ministro, mostrando as suas contradições no discurso quanto à nacionalização e privatização da TAP, ao longo do tempo – foram também uns bons minutos em cima de António Costa. Implacável, fazem-nos falta mais homens como o Ricardo. De facto, o ordenado que recebe mensalmente na SIC – 15 mil euros – é pouco para o seu trabalho. As audiências? Guardei-as precisamente para o fim: é líder incontestável no seu horário e o programa mais visto do dia – 1 milhão e 261 mil espectadores no último episódio. Melhor era impossível.
2. Escrevi em março, no início da invasão da Ucrânia, que não valia tudo numa guerra. Há dias, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social reconheceu que a nossa CNN difundiu imagens falsas sobre esta guerra no Leste da Europa… com cenas de um jogo de computador como sendo de um bombardeamento. Se a SIC também é acusada de já o ter feito, pouco importa agora. Importa, afinal, que os responsáveis acham que não tem mal, porque são imagens falsas que corroboram um acontecimento verdadeiro. Ao (triste) ponto a que chegámos.
3. Daniel Oliveira apostou num ‘All You Need Is Love’especial, com Fátima Lopes e João Paulo Sousa, no domingo. O resultado foi péssimo – 749 mil espectadores – e ajudou a enterrar, ainda mais, ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor?’, de Andreia Rodrigues, remetido para as 23:30. Paz à sua alma.