'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

O circo da RTP

A estação pública, paga pelos portugueses, é um verdadeiro saco de gatos. Desde o presidente do conselho de administração ao director de Informação, que, em 18 anos, já vai no 10.º rosto.
20 de outubro de 2018 às 07:10
Cristina Esteves
Cristina Esteves

A RTP é melhor do que muitos dos circos espalhados pelo País, embora aqui, sinceramente, não dê para rir mas para chorar. Repare bem, caro leitor, no que aconteceu em 2018: em Janeiro, Nuno Artur Silva sai da administração, por claro conflito de interesses; em Março, Carlos Daniel, agora com responsabilidades na TV da FPF, acerta com o presidente, Gonçalo Reis, substituir Paulo Dentinho na Informação, mas a notícia, prematuramente plantada num jornal, revolta a redacção e acaba por matar o desejo dos dois. 

Em Junho, com as audiências nos mínimos históricos, José Fragoso ocupa o lugar de Daniel Deusdado na direcção de Programas; em Julho, após muitos avanços e recuos com a formação da nova equipa, Paulo Dentinho renova o mandato; em Setembro, é anunciado o fim de ‘Prós & Contras’, e Fátima Campos Ferreira "pinta" a manta na administração, achando que a antiguidade, ainda, é um posto; também no mês passado, Cristina Esteves é afastada do ‘Telejornal’, com a narrativa das más audiências – de lá para cá, ao fim-de-semana, os seus sucessores não estão a fazer melhor; já em Outubro, Paulo Dentinho cai, na sequência do polémico texto que publicou no Facebook sobre violações (com indirectas a Cristiano Ronaldo). 

Mas há mais na RTP, infelizmente. Na estação paga por todos nós, depois do afastamento de Paulo Dentinho – nunca deu uma entrevista para dar a conhecer ao País as suas ideias, mas adora polémicas no Facebook, como em Novembro de 2017, numa discussão com o ex-colega Carlos Narciso: "Já não tenho idade para medir o tamanho da p***. A minha serve-me como é." –, alguns aspiraram a subir na estrutura, como José Fragoso e António José Teixeira, por exemplo. Foi escolhida Maria Flor Pedroso, uma mulher da rádio. É o 10.º nome (!) na direcção em 18 anos. Veja bem este circo, caro leitor.

 2. A SIC estreia ‘Casados à Primeira Vista’, no domingo, 21, e Daniel Oliveira jura que não é um ‘reality’. "Há uma diferença clara entre o factual ‘reality’ e o ‘reality show’. E essa é óbvia porque no ‘Casados à Primeira Vista’ não existem concorrentes. Estes participantes não estão a concorrer a nada, não existe jogo, não existem nomeações e expulsões." Portanto, em Carnaxide, continua a haver vergonha em assumir que se tem ‘reality shows’, é isso? Má opção.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável