'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

O desastre de Felipa Garnel

Os resultados do primeiro mês da nova diretora de Programas da TVI são dramáticos. Agosto pode atirar a estação para o último lugar.
24 de agosto de 2019 às 08:00
felipa garnel, tvi
felipa garnel, tvi

A TVI perdeu Cristina Ferreira, numa jogada de mestre de Francisco Pedro Balsemão. A TVI, que não lhe dava a justa relevância na estrutura, desvalorizou a sua saída, convencidíssima do alto da sua arrogância de que continuaria a ganhar. Não aconteceu, como sabemos. A apresentadora estreou-se na SIC em 7 de janeiro e, a partir daí, foi sempre a somar vitórias para a estação de Paço de Arcos. Líder de audiências durante mais de uma década, a TVI perdeu fevereiro, março, abril, maio, junho, julho e, mesmo não tendo eu uma bola de cristal nas mãos para prever o que resta de 2019, perderá agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro – e, claro, perderá o ano.

Entretanto, os espanhóis da Prisa decidiram operar uma revolução na Media Capital, que detém a TVI. Mudou a administração, com Rosa Cullell a dar o seu lugar a Luís Cabral, e a direção de programas, afastando Bruno Santos e apostando em Felipa Garnel, que sobe a bordo deste ‘Titanic’… a meter água por todos os lados. A ex-diretora da Lux entrou oficialmente em Queluz de Baixo em 5 de agosto, e o balanço é péssimo: com uma média mensal de 12,9% (a pior do século), arrisca-se a perder o 2º lugar para a RTP1, que está com 12,7%. Parece anedótico, mas é verdade. Na sua estreia em Queluz de Baixo, está cada vez mais longe da SIC e pode cair para o 3º lugar, o que não acontece há mais de 20 anos.

De descalabro em descalabro, assim vai a TVI. No último sábado, registou o seu pior share diário do ano: apenas 10%. No domingo, chegou – imagine-se – a ter um pico abaixo da TVI24. A TVI perde em todos os horários para a SIC (com 17,6% em agosto) e perde em vários períodos para a RTP1. Felipa Garnel faz bem em querer contratar Fernando Mendes à estação pública, mas isso é muito pouco para quem quer voltar a ser líder. Falta-lhe estratégia. Até porque depois vemos a sua grelha e apanhamos com José Castelo Branco ou uma série policial de 2010 em horário nobre.

Quem tem José Alberto Carvalho, Judite Sousa, Manuel Luís Goucha, Fátima Lopes, Alexandra Lencastre, Diogo Infante e Fernanda Serrano, entre outras referências, não pode andar a fazer estes resultados. E Felipa Garnel, que prometeu (para melhor) uma nova TVI no Algarve, arrisca-se a ficar ligada ao pior momento da história da estação.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável