
1. Bárbara Guimarães vai regressar à SIC no dia 8 de março, e esta será sempre uma boa notícia, apesar de o seu último sucesso na TV ter sido já no longínquo ano de 1998, com ‘Furor’, programa que punha duas equipas de famosos em confronto a cantar. Agora, em ‘24 Horas de Vida’, que irá para o ar aos domingos à noite, a apresentadora promete questionar os seus convidados sobre quais os seus últimos desejos, caso tivessem pouco tempo para os concretizar. É uma boa ideia, não sei é se será o melhor formato para a antiga estrela da estação de Paço de Arcos, hoje com 46 anos, que perdeu o comboio na sua casa de sempre para muitos colegas e ainda na de muitos portugueses, desde o polémico divórcio com Manuel Maria Carrilho e o drama do seu cancro da mama.
2. As críticas à primeira semifinal do ‘Festival da Canção’, vista por apenas 531 mil espectadores, foram muitas nas redes sociais, ora por causa da qualidade das letras e das canções, ora por causa do formato em si, ora por causa dos apresentadores. Pois bem, quanto ao último aspeto, Jorge Gabriel e Tânia Ribas de Oliveira cumpriram, e bem, a missão dada pelo diretor de Programas, José Fragoso. Não têm a cumplicidade de outras duplas? Sim. Mas foi diferente. Como vai ser certamente este sábado, dia 29, com José Carlos Malato e Sónia Araújo.
3. A RTP voltou a fazer negócios com a Produções Fictícias (PF), que continua a ser detida pelo ex-administrador da empresa e agora secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva. A situação foi denunciada pela Comissão de Trabalhadores, que acusa a administração de Gonçalo Reis de não dar explicações. A estação pública confirmou ter comprado, em 2019, um documentário à PF, ‘O Fascínio das Histórias’ (RTP2), que custou 20 mil euros, mas também já terá manifestado interesse numa série de humor que poderá custar quase 400 mil euros.
Recordo que, quando aceitou integrar o Governo, Nuno Artur Silva anunciou ter vendido a sua participação na PF, mas a verdade é que continua a ter ligação à empresa, pois cedeu as quotas a um sobrinho e à amiga Michelle Costa. Assim vai a nossa TV...