'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Moniz e as tristezas

Nesse momento de festa, lembrei-me daquela gente anónima que ali ganha o ordenado mínimo, através de recibos verdes, e que trabalha de manhã à noite, e, ainda, de dois homens: Miguel Pais do Amaral e José Eduardo Moniz.
25 de fevereiro de 2017 às 00:00

1. A TVI fez 24 anos na segunda, 20, com uma emissão especial. Durante o dia, apresentou novas duplas, como Fátima Lopes/Ruben Rua e Manuel Luís Goucha/Leonor Poeiras, e, à noite, convidou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a conhecer a nova imagem, o novo grafismo, o novo logótipo e a regressar ao comentário no Jornal das 8. Nesse momento de festa, lembrei-me daquela gente anónima que ali ganha o ordenado mínimo, através de recibos verdes, e que trabalha de manhã à noite, e, ainda, de dois homens: Miguel Pais do Amaral e José Eduardo Moniz.

O primeiro, tenha ele os defeitos que tiver, acreditou, como empresário, que era possível fazer uma estação rentável em Portugal, e conseguiu; o segundo, jornalista até ao fim da vida, mesmo sendo vice do Benfica ou falado para ser o candidato do PSD à Câmara de Lisboa, provou que sabe muito de TV. Hoje, aliás, com a estação à beira das bodas de prata, arrisco-me a dizer que esta será sempre a televisão de Moniz, passe por lá quem passar. Doa a quem doer.

2. A TVI24 faz oito anos de vida no domingo, 26. Recordo-me do entusiasmo de João Maia Abreu, o então director da estação, numa entrevista que me deu, dias antes do arranque: "As nossas armas são a nossa informação. E com ela o dinamismo, a irreverência, o rigor, profissionalismo e dedicação ao tratamento das notícias que nos caracteriza. Outra mais-valia, ou arma, se preferir, são os nossos comentadores, analistas de todas as áreas, que são os melhores em opinião em Portugal." Oito anos depois, não são. Veja-se o caso do desporto, por exemplo, entregue a Pedro Guerra, José Eduardo, Rui Pedro Braz e Luís Aguilar. É esta a nata do futebol português que a estação de Queluz de Baixo no cabo tem para oferecer aos espectadores? Que tristeza.

3. Ouço falar que Tânia Laranjo, da CMTV, é a jornalista do momento. Não acho, até porque se limitou a fazer o que lhe competia, neste caso perguntas a Pinto da Costa, à saída da primeira sessão do julgamento da Operação Fénix, onde é acusado de sete crimes. O que me choca é o silêncio dos colegas que trabalham nos ditos meios de comunicação de "referência". Mais outra tristeza.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável