'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

Até sempre, Marília!

Para tornar mais negra a tragédia, que Marília nem imaginava que lhe estava a bater à porta, minutos antes do acidente, publicou um vídeo no avião que a transportava para lugares onde ia realizar vários espetáculos. Parecia uma jovem aparentemente calma, a debicar arroz, óculos escuros, tranquila, à espera do momento de aterrar.
14 de novembro de 2021 às 06:00
Marília Mendonça
Marília Mendonça

Não fazia parte dos meus interesses musicais. O breve tempo que esteve entre nós, não me suscitou particular atenção. Até que a sua morte, a bordo de um pequeno avião, obrigou a mais atenção. Marília Mendonça cantou para milhões de admiradores. E ao som dos seus versos cantaram, em coro, muitas dezenas de milhares de pessoas.

Tinha vinte e seis anos quando a morte a encontrou na passada semana. Muito cedo, tão cedo, que o Brasil inteiro a chorou. Assim, como em Portugal onde se encontravam muitos dos seus admiradores, predominantemente jovens.

Para tornar mais negra a tragédia, que Marília nem imaginava que lhe estava a bater à porta, minutos antes do acidente, publicou um vídeo no avião que a transportava para lugares onde ia realizar vários espetáculos. Parecia uma jovem aparentemente calma, a debicar arroz, óculos escuros, tranquila, à espera do momento de aterrar. Qual a razão de ser desta dor coletiva que atormentou tanta gente com o desaparecimento da cantora?

Em primeiro lugar a juventude. A morte, a única certeza que existe no nosso futuro, espera-se depois de uma vida comprida e vivida. Uma rutura radical que torna a existência num Nada insuportável. É paradoxal, não conhecendo nós o que é morrer, pois só conhecemos a morte do Outro, tenhamos tanta fome de imortalidade. Em cada um que parte, reconhecemos a impossibilidade desse sonho. Todos iremos morrer em dia e hora que desconhecemos. O trauma da separação é maior quanto mais jovem é aquele que falece. Como se a interrupção do processo de vida, não escolhesse idades, sexo, religião. Ficamos viúvos de vida. Só a memória redime tão irreversível separação. No caso de Marília, o processo é bem mais doloroso. Pelas suas qualidades artísticas, ascendeu ao panteão dos heróis onde se expõem aqueles admiramos. É este o psicodrama que perturba os seus seguidores. Afinal, a sua heroína, era tão frágil como qualquer deles. Que Descanse em Paz!

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de Piquete de Polícia

Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.
Afogamentos

Afogamentos

A esmagadora maioria dos óbitos, ocorridos no mar e em rios, acontece em locais sem controlo de vigilância e sem ajuda.
Absolvição

Absolvição

A tese que defendia que ele [Fernando Valente] assassinara Mónica Silva morreu na sala de julgamento.
A Operação Marquês

A Operação Marquês

Tenho ficado perturbado com os comícios que Sócrates gerou à porta do tribunal.
O ataque nuclear

O ataque nuclear

A ameaça nuclear tem como finalidade, mais do que o eventual uso da bomba, o medo.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável