'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

Espancamentos noturnos

O que surpreendeu o País foi o brutal espancamento ocorrido numa discoteca no Algarve, onde um segurança, credenciado por uma empresa de segurança privada, de forma brutal e desproporcionada flagelou um indivíduo que pacificamente falava com ele. As imagens são arrepiantes.
17 de outubro de 2021 às 06:00
Agressão, albufeira
Agressão, albufeira Foto: Correio da Manhã

É sabido, através de vários estudos sobre diversas áreas do comportamento humano, que as noites de sexta-feira e de sábado, são as noites de maior risco para jovens que frequentam o espaço público em zonas de divertimento e prazer. É nesses dias que a esmagadora maioria dos adolescentes tem o primeiro contacto com o mundo das drogas, mesmo que não as consuma. São as duas noites da semana de maiores consumos entre a população com menos de quarenta e cinco anos. Consumos de álcool, de cigarros, de substâncias psicotrópicas. Não é de espantar que provoquem desvios de personalidade, aumento da agressividade, libertando pulsões de violência que, a maior parte das vezes, se traduzem em conflitos intergrupais, excessos de velocidade e outras práticas que podem ser de natureza criminal. Não admira que as notícias sobre a violência da noite, feita de agressões, espancamentos e, até, homicídios surjam sempre no rescaldo dos fins de semana.

O que surpreendeu o País foi o brutal espancamento ocorrido numa discoteca no Algarve, onde um segurança, credenciado por uma empresa de segurança privada, de forma brutal e desproporcionada flagelou um indivíduo que pacificamente falava com ele. As imagens são arrepiantes. A fúria do inacreditável segurança, a forma como continuou o espancamento já com a vítima inanimada revela duas coisas essenciais.

A primeira é a passividade de outros seguranças presentes, a intervenção suave da Polícia quando chegou ao local, em vez de imediatamente o prender em flagrante delito.

A segunda preocupação liga-se com a própria empresa de segurança privada. Existem legalmente pressupostos, tutelados pela Administração Interna, que condicionam a entrada de funcionários com reconhecimento oficial por parte do Estado. Neste contexto, não se percebe como aquele agressor não foi imediatamente suspenso de funções com processo disciplinar aos restantes companheiros que assistiram impávidos à brutalidade. Não é uma farda que dissolve a agressividade de uma besta. Continuará a ser besta. Embora sem autoridade.  

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de Piquete de Polícia

Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.
Afogamentos

Afogamentos

A esmagadora maioria dos óbitos, ocorridos no mar e em rios, acontece em locais sem controlo de vigilância e sem ajuda.
Absolvição

Absolvição

A tese que defendia que ele [Fernando Valente] assassinara Mónica Silva morreu na sala de julgamento.
A Operação Marquês

A Operação Marquês

Tenho ficado perturbado com os comícios que Sócrates gerou à porta do tribunal.
O ataque nuclear

O ataque nuclear

A ameaça nuclear tem como finalidade, mais do que o eventual uso da bomba, o medo.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável