'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

Sexo comercial

Foi necessário deixar passar alguns dias, até se conhecer a decisão do juiz de instrução que apreciou o caso. Teve a prudência de esperar por exames forenses e verificação de comunicações telefónicas. E decidiu. Embora se desconheça o processo, é certo, que não aceitou as provas de violação que lhe foram presentes. E aceitou provas de que a jovem procurou extorquir dinheiro ao atleta português sob a ameaça de uma denúncia judicial. Extorsão e sexo quando se aliam tornam-se num instrumento perverso que atinge os dois protagonistas.
12 de setembro de 2021 às 10:23
Rúben Semedo em tribunal, na Grécia
Rúben Semedo em tribunal, na Grécia Foto: Cofina Media

A semana foi pródiga em militâncias de contestação, indignação, solidariedade e protestos contra um jogador de futebol português, a jogar na Grécia, que, segundo as primeiras notícias, teria violado uma jovem. Para tanto, alcoolizara-a e dispôs do seu corpo conforme entendeu, agredindo-a sexualmente. Confesso que ainda participei nesse clamor inicial, afirmando aquilo em que acredito, e que se mantém como crença definitiva: uma relação sexual ou é consentida ou é crime. Quando uma mulher diz não, seja em que circunstância for, é não!

Por outro lado, confiei na regra sem reconhecer a exceção. É muito difícil para uma mulher violentada sexualmente dar notícia pública do sucedido. Mesmo que seja à autoridade judicial. A dor, o estropiamento da autoestima, os danos de personalidade, o medo de se expor, fazem com que a cifra negra, no crime de violação, seja particularmente grande. É muito difícil expor a nossa intimidade. Mais perturbadora se torna quando ela foi devassada sem o seu  consentimento. Os danos psicológicos que a violação provoca vão, na maioria dos casos, muito para além dos danos físicos, provocando dor insuportável às vítimas.

Dito isto, foi necessário dar mais uns passos, isto é, deixar passar alguns dias, até se conhecer a decisão do juiz de instrução que apreciou o caso.

Teve a prudência de esperar por exames forenses e verificação de comunicações telefónicas. E decidiu. Embora se desconheça o processo, é certo, que não aceitou as provas de violação que lhe foram presentes. E aceitou provas de que a jovem procurou extorquir dinheiro ao atleta português sob a ameaça de uma denúncia judicial. Extorsão e sexo quando se aliam tornam-se num instrumento perverso que atinge os dois protagonistas.

Que fique como lição para ambos. A sexualidade, quando se situa no patamar do negócio, tem todas as razões para correr mal. Como foi o caso.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de Piquete de Polícia

Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.
Afogamentos

Afogamentos

A esmagadora maioria dos óbitos, ocorridos no mar e em rios, acontece em locais sem controlo de vigilância e sem ajuda.
Absolvição

Absolvição

A tese que defendia que ele [Fernando Valente] assassinara Mónica Silva morreu na sala de julgamento.
A Operação Marquês

A Operação Marquês

Tenho ficado perturbado com os comícios que Sócrates gerou à porta do tribunal.
O ataque nuclear

O ataque nuclear

A ameaça nuclear tem como finalidade, mais do que o eventual uso da bomba, o medo.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável