
A aposta recorrente da TVI em reality shows não mereceria qualquer tipo de reparo, caso não fossem por demais conhecidos os efeitos negativos dessa mesma estratégia para a estação de Queluz de Baixo. Tamanha bizarria só pode ser justificada pelo deserto de ideias que popula nos canais generalistas e que tantas vezes já identifiquei. Embora conhecedor-porque também trabalho todos os dias para isso-da exponecial dificuldade em conseguir persaudir e agradar a milhares de telespetadores, não consigo ficar indiferente ao autismo de quem continua a dar vida a formatos moribundos e totalmente desprovidos de conteúdo. O programa ‘Biggest Deal’, apresentado por Teresa Guilherme é o último da sua espécie e já provou à nascença que o seu ADN não será diferente dos ascendentes.
Embora conhecedor-porque também trabalho todos os dias para isso-da exponecial dificuldade em conseguir persaudir e agradar a milhares de telespetadores, não consigo ficar indiferente ao autismo de quem continua a dar vida a formatos moribundos e totalmente desprovidos de conteúdo. O programa ‘Biggest Deal’, apresentado por Teresa Guilherme é o último da sua espécie e já provou à nascença que o seu ADN não será diferente dos ascendentes.
No dia 1 de outubro, a primeira gala de 'Biggest Deal', não foi além dos 700 mil espetadores, uma marca que fica para a história como o pior resultado de sempre em termos de estreias de um reality show a um domingo. E não, os culpados para mais este rotundo fracasso, tal como algumas vozes já procuraram fazer eco ao longo da semana, não foram o clássico entre o Sporting e o FC Porto, as eleições autárquicas ou Teresa Guilherme que será substituida por Cristina Ferreira.
Onde é que já vi isto? A resposta à minha pergunta, ao mesmo tempo que franzia os olhos para o ecrã, foi imediata. 'Biggest Deal' não é mais do que um sucedâneo de 'Bar da TV', um programa apresentado por Jorge Gabriel e de má memória para a SIC em 2001. O vazio – e quedo-me por aqui em termos de análise – que marcou toda a hora e meia de emissão só podia resultar num mau resultado. Longe de querer ser o profeta da desgraça presumo que, ao invés das expetativas de Bruno Santos, o diretor de antena da TVI, o novo reality show que acarinha fará tudo menos jus ao nome. 'Biggest Deal', por tudo o que oferece e representa será um, senão o pior negócio dos últimos tempos.