'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Sandro Bettencourt
Sandro Bettencourt Por detrás da Câmara

Notícia

O rei está vivo!

Mas afinal o que representa ainda hoje Eusébio para ser endeusado? A resposta é simples e encontra-se nas virtudes cardeais que todos lhe reconhecem.
23 de janeiro de 2017 às 08:00

Eusébio da Silva Ferreira faz 75 anos, na quarta-feira, dia 25 de janeiro. Escrevo "faz" porque, embora fisicamente já não esteja entre nós, o Pantera Negra continua, vibrante, a povoar o imaginário colectivo, não apenas de um povo, mas sim de todos quantos amam, vivem e estudam o fenómeno que dá pelo nome de futebol.

A sua presença é metafísica e toca-nos. Inebria-nos a todos independentemente do clube que elegemos e seguimos com fervor. Falar de Eusébio da Silva Ferreira é quase como falar do bilhete de identidade de Portugal e do Benfica. Os golos irrepetíveis, os dribles estonteantes, a essência do menino da Mafalala conservam-no numa dimensão que não conseguimos tactear, num mundo onde só os deuses podem habitar.

Eusébio, jogo Benfica frente ao AC Milan
Eusébio, jogo Benfica frente ao AC Milan

Ter privado e acima de tudo registado as suas últimas palavras para a FLASH! é uma prerrogativa que guardo com orgulho. Mas afinal o que representa ainda hoje Eusébio para ser endeusado? A resposta é simples e encontra-se nas virtudes cardeais que todos lhe reconhecem: a modéstia, a temperança, o amor, a determinação, a probidade, a força, a vontade, a autodeterminação.

Costumo dizer, que Eusébio e Amália foram os prodígios que permitiram a sobrevivência tardia do Estado Novo. Porque transportavam consigo virtudes universais, porque nunca nos deixaram e continuam vivos, fulgentes, genuínos. Perdidos Eusébio e Amália, faltam-nos os símbolos, que tanta identidade ofereceram, sem pedir nada em troca.

Resta-nos Cristiano Ronaldo. Mas até Ronaldo, o melhor jogador português de todos os tempos, sabe que ganhar um lugar no pódio no arquétipo lusitano, requer muito mais que habilidade, bolas de ouro e milhões de euros na conta bancária. Se ainda for a tempo de cultivar as virtudes de Eusébio, talvez um dia venha a ocupar-lhe o lugar. Portugal necessita disso. Nunca soube viver sem lendas.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de Por detrás da Câmara

Impossível baixar a guarda!

Impossível baixar a guarda!

Infelizmente basta ligar a televisão ou ler as manchetes dos principais jornais e meios de comunicação online para perceber que as festas ilegais continuam a acontecer de norte a sul do país; que os convívios multinucleares são cada vez mais encarados como autênticas festas de desconfinamento, que o sol, o calor e o mar estão a toldar os sentidos conduzindo-nos para o precipício.
Jornalismo: o "antídoto" para a desinformação

Jornalismo: o "antídoto" para a desinformação

Os jornalistas nunca pararam durante os últimos três meses. Ao lado dos portugueses dignificaram a missão e o compromisso de informá-los ao segundo sobre a Pandemia. Esta crise trouxe consigo a certeza de que a comunicação social é o pilar de qualquer democracia.
Parabéns CMTV!

Parabéns CMTV!

Sete anos depois a CMTV continua na linha da frente com as notícias que marcam a história do país e do mundo. O canal do 'Correio da Manhã' está mais próximo do que nunca dos portugueses na luta contra o Covid-19.
E agora, Ronaldo?

E agora, Ronaldo?

Cristiano Ronaldo vive talvez o maior drama desde que o pai faleceu em 2005. A mãe, confidente e melhor amiga continua internada no hospital depois de sofrer um AVC.
O poder da fé

O poder da fé

Na década de 90 Marco Paulo fintou o destino. A crença, a vontade de viver e servir uma autêntica legião de fãs agarraram-no à vida. Agora não será diferente.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável