Festa do futebol junta estrelas dos relvados para sublinhar a "excelência de ser português"
Sob o lema 'Portugal eu sou', a Gala Quinas de Ouro 2024 premiou a "excelência de ser português" com Cristiano Ronaldo a receber o prémio platina. Galardões valorizaram ainda outros internacionais portugueses, assim como os treinadores Rúben Amorim e Jorge Jesus. Apenas faltou André Villas-Boas.
A grande festa do futebol português voltou a acontecer, com todas as estrelas reunidas no Centro Cultural de Belém, onde decorreu a Gala das Quinas de Ouro 2024, na segunda-feira, 11, e onde foram entregues os galardões que premeiam a "excelência de ser português", sob o lema 'Portugal eu sou'.
Numa iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com o Sindicato de Jogadores e a Associação de Treinadores, o evento juntou atletas e técnicos do futebol português mas também do futsal, do futebol de praia e de outras modalidades que engrandeceram o nome de Portugal no último ano.
Os internacionais Rúben Dias, Diogo Costa, Vitinha, Bruno Fernandes e Bernardo Silva tiveram as suas carreira homenageadas, assim como o treinador Rúben Amorim, que já se encontra em Manchester para treinar o clube daquela cidade inglesa, mas enviou uma mensagem de agradecimento por vídeo.
Além de Rúben Amorim, também Jorge Jesus, treinador do Al Hilal, teve direito a homenagem, depois de ter batido o recorde de vitórias consecutivas à frente de um clube (34) num ano, tal como Rui Jorge, pela já longa carreira ao serviço dos Sub-21.
A fechar a Gala, num dos momentos altos da cerimónia, o presidente da FPF, Fernando Gomes, chamou Cristiano Ronaldo ao palco para ser galardoado com as Quinas de Platina, considerado "um embaixador de excelência do nosso País".
O internacional português a jogar no Al-Nassr recebeu o prémio pelas mãos dos jovens jogadores do Andorinha, o primeiro clube de Cristiano Ronaldo ainda na Madeira. "Quando cheguei à seleção o meu primeiro objetivo era a primeira internacionalização, depois 10, 25, 50, depois começas a pensar, porque não 150 ou 200. Depois de ganhar Bolas de Ouro e tantos prémios posso dizer que não há nada melhor do que representar a seleção. Fico dececionado com alguns jogadores que não querem representar a seleção. Oiço muitas pessoas a dizer que Portugal é um país pequeno, mas Portugal é um país grande, tem tudo", destacou ainda CR7 a concluir a cerimónia.
Os presidentes dos principais clubes portugueses – Frederico Varandas, do Sporting, Rui Costa, do Benfica, António Salvador, do Braga, e António Miguel Cardoso, do V. Guimarães – marcaram presença na gala. Apenas a ausência de André Villas-Boas, presidente do FC Porto, foi notada na Gala Quinas de Ouro 2024.