Digressão dos U2 chega a Portugal e promete gerar controvérsia
Bono Vox já anunciou que a banda irá exibir uma enorme bandeira da União Europeia, aparentemente como forma de protesto contra o Brexit.
A digressão europeia dos U2 começa esta sexta-feira, dia 31, e passa por Portugal nos dias 16 e 17 de setembro. Apesar de ainda não ter começado, a digressão da banda irlandesa já promete causar polémica.
Tudo, porque Bono Vox, o vocalista, escreveu um texto para o jornal alemão 'Frankfurter Allgemeine', onde defende valores liberais e anuncia que, durante os concertos, será exibida uma enorme bandeira da União Europeia, como forma de protesto contra o Brexit.
"Os U2 começam uma digressão em Berlim esta semana e tivemos uma das nossas ideias mais provocadoras: durante o concerto, vamos agitar uma bandeira grande, luminosa, azul da União Europeia", começa por escrever Bono.
"A palavra patriotismo foi-nos roubada por nacionalistas e extremistas. Os verdadeiros patriotas procuram união acima de homogeneidade", afirma.
O cantor, de 58 anos, revela os seus receios de que a Europa se esteja a tornar xenófoba. "O respeito pela diversidade - a premissa de todo o sistema europeu - está a ser desafiado. A diversidade deve ser respeitada, celebrada e até incentivada", escreve.
Bono apela então à união da Europa, que está a ser posta em causa com a saída do Reino Unido. "Adoro as nossas diferenças: os nossos dialetos, as nossas tradições, as nossas peculiaridades, 'a essência da humanidade', como Hume disse. E acredito que elas ainda deixam espaço para aquilo a que Churchill chamou de 'patriotismo alargado': alianças plurais, identidades com camadas, ser irlandês e europeu, ser alemão e europeu, não uma coisa ou outra".