_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Vaidades

Lisboa pode vir a ser Património Mundial da UNESCO

A candidatura da cidade já foi validada pelo Comité e agora é esperar pelo resultado.
Por Inês Neves | 27 de julho de 2017 às 13:39
Lisboa cidade Foto: iStock
cidade lisboa Foto: istock
Lisboa cidade Foto: iStock
Lisboa cidade Foto: iStock
Lisboa cidade Foto: iStock
Lisboa cidade Foto: iStock
Lisboa cidade Foto: iStock
Lisboa cidade Foto: iStock
Lisboa cidade Foto: iStock
Lisboa cidade Foto: iStock
Lisboa cidade Foto: iStock

Nada está garantido, mas Lisboa pode muito bem vir a ser reconhecida como Património Mundial da UNESCO. A candidatura, com o nome de "Lisboa Histórica, Cidade Global" já foi validada, no início do mês de julho, pelo Comité que esteve reunido em Cracóvia, na Polónia.

A área proposta corresponde ao plano de reconstrução da cidade, aprovado em 1758, incluindo a Baixa Pombalina entre o antigo Terreiro do Paço, hoje Praça do Comércio, a colina do Chiado e a área adjacente ao rio Tejo.

pub
cidade lisboa Foto: istock

A candidatura em tem conta a topografia do local, a geomorfologia, hidrologia e recursos naturais. Também pesam fatores como o ambiente construído, tanto histórico como contemporâneo, as infraestruturas acima e abaixo do nível do solo, os espaços abertos e jardins, os padrões de uso do solo e a organização espacial, as percepções e relações visuais, bem como todos os outros elementos da estrutura urbana. E o documento inclui ainda práticas e valores sociais e culturais, processos económicos e dimensões intangíveis do património relacionado com a diversidade e identidade.

"Lisboa Histórica, Cidade Global" poderá ser já avaliada na próxima reunião do Comité do Património Mundial da UNESCO no verão de 2018.

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub