‘Empacotaram’ o Arco do Triunfo! Monumento parisiense está totalmente coberto
Iniciativa é uma homenagem ao artista Christo, falecido em maio, a quem a pandemia roubou a hipótese de apresentar este projeto, sonhado desde os anos 60.
Muitos transeuntes em Paris exclamaram, provavelmente, de surpresa ao passar pelo Arco do Triunfo nesta segunda-feira, deparando-se com este ‘empacotado.’ Mas não há motivos de preocupação: trata-se apenas de uma homenagem ao artista plástico búlgaro Christo, que se configura efetivamente como uma sua obra póstuma.
O projeto estava planeado para 2020, quando finalmente, e sem o esperar, Christo teve a autorização para cumprir um sonho que tinha, junto da sua mulher francesa, Jeanne-Claude, desde a década de 1960, quando construiu uma fotomontagem da iniciativa hoje denominada de ‘L'Arc de Triomphe, Wrapped’. Contudo, a pandemia obrigou ao adiamento deste projeto e o artista acabou por falecer em maio do ano passado. Antes da sua morte, numa entrevista nas redondezas do Centro Pompidou, Christo havia dito: "Eu nunca farei nada aqui. Se eu fizer, será ‘embrulhar’ o Arco do Triunfo, mais nada."
Assim, como tributo ao seu trabalho – que incluiu ‘embrulhar’ da mesma forma, a Pont-Neuf, sobre o Sena, e o ‘Reichstag’, o parlamento alemão, localizado em Berlim – 95 especialistas desenrolaram um mar de rolos de tecido azul platinado, amarrados em corda vermelha, cobrindo o histórico monumento, inaugurado em 1836, na sua totalidade.
"O único motivo pelo qual podemos fazer isto hoje é porque o Christo e a Jeanne-Claude desenharam todos os aspetos visuais e artísticos. O projeto é 100% deles, foi o desejo deles que isto acontecesse mesmo depois de ele desaparecer, apenas estamos a materializar a sua visão", explicou o sobrinho do artista, Vladimir Yavachev, em entrevista ao ‘The Guardian.’ ‘L'Arc de Triomphe, Wrapped’ estará em exibição na capital francesa até ao dia 3 de outubro.