Entre o seu bem-sucedido JNcQUOI e a holding familiar, Paula Amorim não tem mãos a medir com tanto trabalho nem tempo para celebrar as conquistas, como os números dos primeiros nove meses do ano que apontam um lucro de 973 milhões de euros para a Galp. Uma fortuna que a empresária tem multiplicado e nunca subtraído e para a qual, tal como aconteceu consigo e com o pai, Américo Amorim, prepara agora os filhos para um dia a herdarem.
É uma verdadeira dinastia familiar. Tal como a empresária, que cedo começou a aprender os ofícios com o pai, Américo Amorim, no grupo que agora lidar o cenário repete-se.
Aos 19 anos, Paula Amorim já seguia todos os passos do pai e aprendia no terreno os meandros de um negócio que acabaria por liderar, numa inspiração que os filhos mais velhos bebem desde cedo. Apesar de todos os recursos, não quis que os herdeiros vivessem apenas numa bolha de privilégio e cedo os incentivou a deitarem mãos à obra. Hoje, é com orgulho que a empresária mostra que Francisca e Rui estão a seu lado no mais recente projeto na Comporta, transformando-se em valiosos parceiros do Grupo Amorim Luxury.
Empresária está em várias frentes. Além da Avenida da Liberdade, Comporta e Madrid, tem agora novas ideias com o marido, Miguel Guedes de Sousa, a rumar ao Dubai para uma ação de charme.
Detentora de uma fortuna de 5,4 mil milhões de euros, Maria Fernanda Amorim herdou o império deixado por Américo Amorim, mas foi também fundamental para que ele o tenha conseguido construir. Descrita como uma mulher culta e de visão, começou por servir de intérprete nos negócios e em todos eles o seu parecer era fundamental. Hoje, aos 90 anos, é a responsável pela hegemonia na holding familiar, que orgulhosamente partilha com as três filhas: Paula, Marta e Luísa.
Elon Musk, dono da Telsa e braço direito de Donald Trump, tem a maior fortuna alguma vez calculada na história. Número de multimilionários aumentou no último ano, mas só um nome português consta da famosa lista da revista 'Forbes'.
No ano passado, o casal passou por um momento delicado, mas não baixou os braços. Hoje, partilham com orgulho como deram a volta e como fizeram da resiliência a sua arma para não desistir numa mensagem de coragem e esperança.
Conhecida por gostar de manter trancado o seu lado mais privado, Paula Amorim surpreendeu recentemente ao abrir as portas do seu "quase-secreto" monte alentejano à revista 'Hola'. Num claro piscar de olho à elite espanhola, a empresária, de 53 anos, mostra-se como não a costumamos ver e desvenda como são os seus dias de ócio quando está longe dos negócios, ainda que, na verdade, estes estejam sempre no seu pensamento.
O dinheiro e o estatuto mudaram de mãos em Portugal. Com a queda dos Espírito Santo, abriu-se espaço ao nascer de um novo império. 'Dona' da Avenida da Liberdade e da Comporta, Paula Amorim é hoje o símbolo máximo do status quo no País, mas também aquela que ajudou a tornar Portugal mais apetecível aos olhos de quem nos visita. Com a sua visão estratégica, que herdou do pai, mas que também esgrimiu por conta própria, a empresária soube criar um novo caminho no segmento do luxo, que mudou tudo. Américo Amorim, certamente, estaria orgulhoso.
Grupo liderado por Paula Amorim trabalhava há mais de dois anos na remodelação de edifício histórico, no qual investiu dez milhões de euros, e que iria dar lugar a um hotel de luxo. Incêndio deixa dois pisos e a cobertura do edifício completamente destruídos e há uma investigação que será aberta. Empresária exige encontrar os culpados