Cresceu numa cozinha do restaurante do pai, Michel, e, por isso, abrir os seus próprios espaços foi um percurso natural. Já teve todo o tipo de restaurantes, fechou uns e abriu outros tantos, mas apesar das conquistas assume a mágoa de não ser reconhecido pelos colegas. Tem confiança no que faz, mas sabe ver quando o vizinho do lado faz melhor, como é o caso de Miguel Guedes de Sousa, o 'restaurateur' marido de Paula Amorim. "O nosso amigo Manota pode abrir o que quiser. E ele tem o melhor conceito, é o melhor de todos."
Depois de se ter tornado no chef com mais estrelas Michelin em Portugal, Vítor Matos pôs o dedo na ferida ao afirmar que ser odiado por parte da sua classe não lhe tirava o sono. Mas se o profissional reconhece em si esse estatuto é porque nunca viveu na pele de Ljubomir Stanisic, a quem os colegas apontam o dedo e acusam de arrastar o setor para o lodo. Saiba quem são os queridinhos, os odiados e aqueles a quem os grandes chefs nem reconhecem crédito, num mundo em que a união não faz a força.
Entre o Carvalhal, Comporta e Algarve, há novos espaços a marcar a agenda gastronómica (e social) deste verão. Estes são os que já se estão a destacar.
É um dos chefs mais talentosos da sua geração, mas tem feito uma carreira aos ziguezagues. Em 2023, deixou dois espaços com estrelas Michelin na Hungria e apostou tudo num restaurante à beira do Tejo. Foi despedido agora.
Espaço preferido de muitos famosos consumido pelas chamas nesta sexta-feira à noite. "Vergonha", acusa uma mulher, enquanto Olivier da Costa mantém o silêncio.
A temporada de verão algarvia abre "oficialmente" este fim de semana. Entre as novidades, já há aqueles espaços que se estão a tornar nos oficieis deste verão para quem quer ver e ser visto.