Anote a data! A primeira super-lua do ano está já aí à porta
Até ao final do ano, há um total destes três fenómenos astronómicos que pode observar.Foi preciso esperar até outubro para podermos assistir à primeira super-lua do ano. No entanto, os especialistas garantem que vai valer a espera. É já no próximo dia 7 que será possível observar a lua em todo o seu esplendor, maior e com muito mais brilho, resultado de esta estar mais próximo da Terra do que o habitual. No entanto, para observar o fenómeno terá de ter um pouco de paciência e, se quiser ser rigoroso, manter-se acordado até de madrugada, uma vez que o ponto alto está previsto para as 03H48 da manhã.
A super-Lua acontece quando a Lua cheia coincide com a aproximação máxima da Lua à Terra na sua órbita, num fenómeno conhecido como perigeu. Nesse ponto, a lua está a 363.300 quilómetros da Terra, enquanto a distância máxima é de 405.500 quilómetros.
“Pode ser difícil detectar uma super-Lua visualmente, mas [o fenómeno] tem um efeito na Terra. Como a Lua está na sua aproximação máxima da Terra, pode causar marés mais altas do que o normal”, explica a NASA.
Até ao final do ano, estão ainda previstas mais duas super-luas, uma a 5 de novembro e outra a 4 de dezembro.