Beleza a perder de vista! 8 passadiços para caminhar no meio da Natureza
Em Portugal há sítios incríveis para conhecer em verdadeiras caminhadas no meio da Natureza. Embarque numa viagem pelos passadiços, que proporcionam vistas únicas em locais muitas vezes esquecidos.
Ajuda a manter a forma, dá saúde e é uma bênção para a alma! Caminhar no meio da natureza pode ser absolutamente regenerador e em Portugal há uma série de percursos pedestres de beleza única. Saiba onde encontrar os melhores passadiços e aprecie o melhor que há no nosso País.
PASSADIÇOS DO MONDEGO
Ao longo do Rio Mondego e por cerca de 11 quilómetros, há passadiços de madeira que o levam a percorrer um trajeto de beleza única, na zona da Guarda. Entre os lugares de passagem estão o Miradouro do Mocho Real, além de cascatas, moinhos e antigas fábricas de lanifícios, de tecelagem e de produção de eletricidade. Além disso, pode ainda visitar as várias aldeias históricas que rodeiam o Mondego. Todo o percurso usufrui de cobertura integral de rede móvel.
PASSADIÇOS DO PAIVA
Pela margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, serpenteiam 8 quilómetro de passadiços de madeira a proporcionar vistas únicas. Ao longo do caminho, há descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em vias extinção para observar. Ao longo do percurso, há ainda duas praias fluviais a embelezar a paisagem.
PASSADIÇOS DO SISTELO
São apenas dois quilómetros, mas vale a pena percorrer os Passadiços do Sistelo, em Arcos de Valdevez. A viagem começa na típica aldeia do Sistelo através de uma descida acentuada em calçada antiga, mas depois da ponte sobre o Vez já é possível caminhar sobre os passadiços para observar as paisagens únicas.
PASSADIÇOS DO GRESSO
Cascatas, quedas de água e um percurso lado a lado com o Gresso é aquilo que promete os Passadiços do Gresso, em Sever do Vouga. É apenas 1,5 quilómetros, mas de uma beleza ímpar, com o percurso a contar com escadas de madeira e quatro pontes. Há também muitas aves para observar e outras espécies em vias de extinção.
PASSADIÇOS DE VILA DO CONDE
O percurso começa na Praia da Azurara e estende-se por mais de oito quilómetros ao longo da costa de Vila do Conde até Matosinhos. Pelo meio, há dunas e uma floresta, com mais de 150 espécies de aves e pequenos mamíferos.
PASSADIÇOS DA CRESMINHA
Os Passadiços da Cresminha, em Cascais, são um pequeno Oásis para quem pretende fugir à confusão de Lisboa, ainda que por breves minutos. Proporcionam uma vista única para o Guincho, Serra de Sintra e Cabo da Roca.
PASSADIÇOS DO ALVOR
No maior passadiço algarvio, com seis quilómetros, é possível apreciar o melhor da ria de Alvor, passar por uma zona de lagoa e observar diferentes aves que povoam o espaço. O percurso começa na praia dos Três Irmãos e termina na ria do Alvor, sendo um caminho de dificuldade fácil.
PASSADIÇOS DA FOZ DO ARELHO
Pelas arribas da Foz do Arelho estende-se o passadiço local. Apesar de não ser o percurso ideal para grandes caminhadas - são apenas 800 metros e com várias subidas e descidas - é perfeito para momentos de contemplação, proporcionado uma vista única para o Oceano Atlântico. Ao longe, pode observar o Arquipélago das Berlengas.