Vamos a banhos? Há mais de 400 praias com Bandeira Azul à sua espera
Este ano, há mais praias galardoadas e todos a costa foi contemplada com a mais famosa distinção para a qualidade das praias.Numa altura em que nos preparamos para ir a banhos, já são conhecidas as praias que constam da lista das que receberam a famosa Bandeira Azul, sinal de qualidade dos areais. Em 2025, mais de 400 praias foram contempladas com a distinção, num ano que assinalou o regresso das praias de Sintra à Bandeira Azul, dez anos depois.
Ora, isso quer dizer que, neste momento, temos toda a costa representada com o sinal máximo de qualidade praia as praias.
Em relação ao ano passado, o Norte e o Algarve foram as regiões que mais viram a Bandeira ser-lhes 'roubada'.
Entre os areais que perderam bandeira azul estão as Praias da Árvore (Vila do Conde), da Frente Azul, Seca e Silvalde (Espinho), Vila Praia de Ancora (Caminha) e a praia fluvial de Merelim São Paio (Braga).
Entre as novas entradas na lista estão, por exemplo, a Praia da Batata, em Lagos, no Algarve, ou as praias fluviais de Ançã, Olhos de Fervença e Sete Fontes (Cantanhede) e Cornicovo (Penacova) e as praias costeiras Barra do Sul (Aveiro) e Costa Nova Sul (Ílhavo).
Já na bacia hidrográfica do Tejo, são 66 as praias costeiras premiadas e 15 fluviais, enquanto no Alentejo, há 31 praias costeiras distinguidas e 10 praias interiores. Os Açores e Madeira também estão numa lista em que Portugal continua muito à frente da maioria dos seus pares, ocupando a sexta posição nos países mais premiados.