Os 50 anos do 25 de abril chegaram, mas ainda há quem não entenda completamente todo o processo que originou a revolução dos cravos. O regime e a revolução sem sangue são marcos importantes na nossa História que devem ser mantidos na memória. Para que as novas gerações possam aprender e ver o que foi o 25 de Abril, alguns cineastas ajudaram no processo de contar a história. As revoluções e as guerras chegaram aos grandes ecrãs, esta revolução portuguesa não seria exceção.
Capitães de Abril
Um filme de Maria Medeiros que conta a história do golpe de estado militar que houve em Portugal a 25 de abril de 1974. Homenageando os jovens soldados que se destacaram nessa altura, com um foco maior em Salgueiro Maia. São 24 horas vividas por três personagens principais, os dois soldados e uma mulher que era professora e jornalista. Um filme a não perder para perceber o que foi vivido neste dia.
As Ondas de Abril
A história da direção de uma rádio francesa que decidiu enviar dois jornalista para Portugal, "um país subdesenvolvido mas simpático" onde nada acontecia. Um filme que começa no início de abril de 1974 o ideal para entender com se vivia naquela altura em Portugal. O que se podia ou não fazer, a censura e tudo o que vinha do regime em que estávamos inseridos.
A Hora da Liberdade
Para as comemorações do 25.º aniversário realizou-se o filme 'A Hora da Liberdade'. Com o objetivo de retratar a operação passo a passo dos acontecimentos que foram responsáveis pela restauração da democracia em Portugal. A descrição dos planos ainda contém algum sentido de humor. Um dos melhores filmes de abril de 74.
Salgueiro Maia - O Implicado
O triunfo essencial neste golpe militar foi o capitão Salgueiro Maia e este filme conta a história do antes e depois deste capitão. Manteve-se militar, ao contrário de muitos dos seus pares, não iniciou uma carreira política, não entrou em nenhum partido e nunca aceitou cargos. Neste filme está a história mais intimista do ícone da revolução e o que há para lá de Salgueiro Maia, o filme ideal para os mais curiosos.