A mágoa de Isabel II em relação a Harry. Rainha confessou desilusão com o neto antes da sua morte
Isabel II nunca conseguiu entender as atitudes do neto. Morreu afastada daquele que amou, até mesmo na sua rebeldia.O príncipe Harry sempre teve uma relação de grande cumplicidade com a avó, a rainha Isabel II, que sempre teve grande compaixão para com a sua rebeldia, entendendo que o neto ficou órfão muito novo e teve de fazer o luto da mãe, a princesa Diana, perante o país e o mundo inteiro.
No entanto, de acordo com a biógrafa real Sally Bedell Smith, a relação degradou-se nos últimos anos de vida e tudo por causa de Meghan Markle. A especialista falou com uma confidente da rainha Isabel II, que partilhou como esta andava angustiada com este assunto e a influência que a atriz tinha no neto.
"Houve um desentendimento entre eles antes do casamento e Harry foi rude para com a avó. Ela partilhava a tristeza por o neto ter mudado tanto desde que conheceu Harry, era uma mágoa", afirmou à biógrafa Lady Elizabeth Anson, confidente da rainha, adiantando que esse vínculo forte que avó e neto tinham nunca chegou a restabelecer-se. "Ela, que era mulher à frente do seu tempo, não conseguia entender as atitudes de Harry, o porquê de ter magoado tantas pessoas da família, de ter posto tudo em causa por Meghan. É muito triste que, na idade dela, depois de ter alcançado o reinado mais incrível, ele o tenha manchado. Harry causou mais danos do que se pode imaginar."
Quando a rainha Isabel II morreu, em setembro de 2022, Harry já se encontrava a viver nos Estados Unidos e a relação com a avó era praticamente inexistente.